Estamos cercados de pessoas a todo o momento, seja no trabalho, em casa e até mesmo em nosso círculo de amigos. Somos seres sociáveis e, por isso, é essencial que saibamos preservar estas conexões de maneira positiva e contínua, gerando crescimento para todos.
De acordo com as pesquisas realizadas, o diferencial de sucesso entre as organizações resume-se numa expressão: o relacionamento interpessoal. O investimento no humano é essencial em qualquer organização: são as pessoas que movimentam os negócios, estão por trás dos números, lucros e todo resultado, daí a importância de se investir nas relações humanas.
Nas organizações, a necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de cooperar com a equipe permite o relacionamento entre os indivíduos, o que acaba sendo indispensável para a organização, pois, as mesmas valorizam cada vez mais tal capacidade; o relacionamento interpessoal é, com certeza, um dos fatores que influenciam no dia-a-dia e no desempenho de uma equipe ou grupo, cujo resultado depende de parcerias internas para obter melhores ganhos.
As pesquisas apontam que hoje um dos desafios dos relacionamentos no trabalho e nas empresas é que precisamos conviver bem com as pessoas apesar das diferenças de opinião, de visão, de comportamento, de formação, de cultura, de nacionalidade. Porém, podemos basear nosso jeito de nos relacionar em cinco pilares: Autoconhecimento, Empatia, Assertividade, Cordialidade e Ética. Orientar-se por esses pilares auxiliará você a lidar com todo tipo de pessoas e construir uma boa imagem no ambiente de trabalho.
O processo de interação humana está presente nas organizações, e não há mais discussão sobre a influência da forma como se dão essas interações nos resultados de toda a empresa. No ambiente organizacional é essencial e importante saber conviver com todas as pessoas, até mesmo por ser um cenário muito dinâmico e que obriga uma intensa interação com os outros, inclusive com as mudanças decorrentes nos processos e na cultura organizacional.