O capital humano sem dúvida ainda é o “motor” que faz girar uma organização. Para que isso aconteça, e, principalmente, permaneça, é preciso que todas as áreas de uma empresa, acompanhadas por seus líderes, trabalhem em conjunto interagindo umas com as outras, criando regras, procedimentos e traçando objetivos.
Fazer girar uma empresa seria praticamente impossível se não o trabalho em equipe, um esforço coletivo com objetivo de atingir metas, resolver problemas ou realizar alguma tarefa que lhe foi determinada.
Para que haja sucesso, primeiramente o grupo deve estar alinhado com os objetivos da organização, missão, metas e valores da empresa. Engajados na mesma missão, o trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimentos técnicos; tem maior agilidade na entrega e no cumprimento das tarefas, otimizando o tempo de trabalho, possibilitando o convívio com outros indivíduos na troca de experiências. E mais: como diz a sabedoria popular, “duas cabeças pensam melhor que uma”.
É importante que esse grupo esteja em ambiente saudável e agradável. Desta forma cada individuo deve colocar sempre em evidência o grupo e não seus próprios interesses. O trabalho em equipe também requer muitas horas de convivência, portanto é necessário respeito e harmonia entre as pessoas.
No geral, as empresas preferem o trabalho em grupo, por conta do aumento no desempenho e produção. E, sem dúvidas, o trabalho fica muito mais divertido. Um exemplo clássico de trabalho em grupo são as formigas, que de folha em folha, uma a uma, trabalham incansavelmente, noite e dia. Se uma não fizer a sua parte, todo o grupo ficará comprometido.
Saber trabalhar em equipe é importante, as empresas valorizam profissionais de bom relacionamento, que não se limitam às suas tarefas, e se preocupem com a sua equipe e principalmente com a organização.
Excelente texto.