A relação entre mediação e ouvidoria



Reprodução: Gente em Foco


 

A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo foi o tema da entrevista da secretária-geral da ABO-SP, Maria Lumena Sampaio, ao jornalista Eduardo Fiora, no programa Gente em Foco.  Dividida em quatro blocos, o bate papo falou sobre a atuação do órgão, o tratamento das solicitações e as formas de contato. Outro assunto abordado foi a Mediação de Conflitos.

 

Segundo Maria Lumena, a ouvidoria é um espaço mediativo, pois é um lugar onde a pessoa se sente segura, exerce a sua cidadania. “É lá onde vai ser ouvido o ponto e contraponto”, explica. A chefe de gabinete da Ouvidoria de São Paulo diz ainda que, em situações mais específicas, nada impede que a ouvidoria realize uma reunião de mediação entre as partes. “Isso tem sido uma estratégia usada principalmente nas mediações comunitárias, embora às vezes não com esse nome”.

 

Outro item ressaltado foi que nessa técnica são as partes que constroem o acordo para os conflitos. “Na ouvidoria, nós entendemos a cultura da reclamação como a cultura da participação. E esse também é um momento pleno desse exercício”.

 

A entrevista completa está disponível no site www.daquitv.com.br.

 

Treinamento

A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman está com inscrições abertas para o curso Mediando conflitos e facilitando diálogos, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, em São Paulo. O treinamento tem como objetivo conceituar a Mediação e a sua utilização no contexto empresarial e organizacional, fazendo com que as relações de impasse com seu público possam ser resolvidas de forma construtiva. Mais informações e inscrições no site www.abonacional.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima