A voz da sua idade



 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a necessidade de preservar e cuidar da voz, porque ela, assim como nosso corpo, também envelhece. Você sabia disso?
As modificações que sentimos em nossos corpos na medida em que o tempo passa também atingem a nossa voz.

 

 Há quatro períodos em que as mudanças ficam mais evidentes e podem, portanto, ser melhor observadas:


-a voz da infância, mais aguda e quase sem distinção entre meninos e meninas;
-a puberdade, fase em que há uma série de mudança nos corpos dos garotos e das garotas, acarretando instabilidade maior da voz, principalmente nos meninos;
-a idade adulta, que é quando se tem o melhor desempenho vocal ao longo da vida;
-e a senescência, fase que tem início próximo aos 70 anos e na qual há modificação vocal, com instabilidades vocais, redução da energia e do brilho e alteração no tom. Esse é o processo natural de envelhecimento vocal.


Além de revelar a idade, a voz também costuma demonstrar a personalidade, as emoções, a formação sociocultural, as mudanças naturais de nosso organismo. Não devemos, portanto, tentar disfarçar a idade buscando uma voz jovem, porque ela acaba não combinando com todas as nossas outras características. Deve-se, no entanto, buscar uma voz saudável, confortável, que atenda às necessidades comunicativas sociais e profissionais, independentemente do envelhecimento natural.


Será que, se cuidarmos da nossa voz, o impacto pode ser menor ou não acontecer? Com os 50 anos de carreira de Roberto Carlos, podemos analisar o quanto uma voz profissional bem cuidada é longeva. Se analisarmos, da época da Jovem Guarda para os dias de hoje, é lógico que perceberemos mudanças na voz do cantor. Hoje, a voz reflete sua idade e sua maturidade profissional. Mas em nenhum momento sentimos características de fadiga, rouquidão ou fraqueza na voz. Com certeza, os cuidados com a saúde e os exercícios para a voz nos ajudam a afastar ou minimizar os efeitos da idade.


 Por que, então, não adotarmos bons hábitos e certos cuidados para preservar nossa voz?
Alguns fatores são bastante prejudiciais à saúde vocal, como o tabagismo, o consumo do álcool, o ar-condicionado e a ingestão de alimentos pesados antes do uso da voz. Para se precaver dos efeitos do tempo, além de evitar os fatores citados, existem alguns cuidados que podem ser tomados:
– Beba muito líquido, principalmente água, para hidratar as pregas vocais e evitar seu ressecamento. Mas lembre-se de evitar gelado se você for sensível a ele.

 

-Fale sempre em seu tom natural, sem provocar esforço.
-Tenha sempre boa postura corporal.
-Poupe sua voz principalmente durante crises alérgicas e gripes.
-Inclua a maçã em sua dieta, pois suas propriedades adstringentes proporcionam a limpeza do trato vocal até os pulmões, reduzindo o ato de pigarrear, favorecendo uma voz mais saudável.
– aprenda alguns exercícios de aquecimento vocal com um fonoaudiólogo e realize-os sempre antes de usar a voz profissionalmente.
– Em casos de alteração vocal, consulte um médico. Uma rouquidão não pode durar mais de 7 dias sem que um médico seja consultado.


Com todos esses cuidados, sua voz sofrerá menos os efeitos nocivos, mantendo-se saudável para que sua fala seja sempre agradável aos seus interlocutores.
No próximo artigo, falaremos da importância dos Programas de Saúde Vocal para as centrais de telesserviços.

Até lá!


 

0 comentário em “A voz da sua idade”

  1. Boa tarde!!
    Fga. Me. Ana Elisa Moreira-Ferreira

    Entendo que foi muito interessante v.sa colocação, aja visto ter descoberto que minha voz, houve um amadurecimento muito grande ao passar do tempo, e que apesar de não usa-la para a funções que exerço me garante uma qualidade de sonoridade ímpar. Sem esquecer a modestia. Não havia pensado na possibilidade de fazer valer esse dom, pois entendi assim com os elogios de pessoas até desconhecidas, sino-me feliz más atento a um emprego que me escute!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima