Está se tornando cada vez mais difícil falar com as pessoas certas. Todas estão sempre muito ocupadas e nós vendedores sabemos muito bem a canseira que nos dão. Pelo telefone parece mais difícil. Neste artigo você aprenderá algumas dicas para melhorar seu índice de contatos bem sucedidos, mas lembre-se, é só o começo. Vender é muito mais difícil.
Respeito a si mesmo: você tem nome e sobrenome – A maioria das pessoas tem sobrenome fácil de falar e ser entendido. Somos tantos Silvas, Souzas, Monteiros …Então aqui vai a primeira dica: use sempre o seu nome e um (um só) sobrenome. Mas atenção, se você se chama Reginaldo Alberto Barros, nada de achar que a solução é Reginaldo Alberto; deve ser Reginaldo Barros ou Alberto Barros. E nada de apelidos, como Bia,Tita, Alê, Cidoca e outros. Conheço um cara de uma renomada empresa de tintas que se apresenta como Jacaré da empresa tal.
Ao telefonar procure pelo contato desejado – Ao ser atendido, peça para falar com o contato desejado. Bem direto, assim: desejo falar com o Sr. Pedro Gomes. Nada de graçinhas. Nunca comece assim: bom dia, eu sou o João da Unistell e desejo falar com o Sr. Pedro, ele está? Aí você ouve: Sr. João, não entendi seu sobrenome e você começa a explicar que não é seu nome é o da sua empresa, que fornece… Já começou se enrolando todo. Pare com isto! Diga o seu nome verdadeiro, que no caso é João Monteiro. Se perguntarem o nome da sua empresa, forneça-o e resista à tentação de querer falar mais alguma coisa.
Como tratar com secretárias/recepcionistas: seja direto: por favor, o Sr. Pedro Gomes? Certamente ela vai querer saber seu nome, diga o seu – João Monteiro, e não fale mais nada. Resista alguns segundos.Provavelmente virá o inevitável: da onde? Responda, da Unistell. Agora o mais difícil: pode me adiantar o assunto? Não faça isto, pois ela não é a pessoa que deveria ouvir suas ofertas e argumentações de vendas. E muito menos vender seu produto para o chefe dela.
É hora de recuar. Apresente-se novamente, peça o nome dela e então fale algo que sintetiza sua oferta.Por exemplo: eu tenho uma proposta de economizar, (ou de reduzir, de aumentar a produção, de aumentar a qualidade, a produtividade) e aguarde. Provavelmente ela não vai querer assumir a responsabilidade e passará a ligação ou dirá que o Sr. Pedro está em reunião.Nada de deixar recado, achando que Sr. Pedro ligará de volta.Pegue o email dele e mande uma mensagem dizendo que tentou um contato para que ele economizasse na compra… (ou o motivo do seu contato) e diga que retornará o contato às XX horas. E ligue na hora prometida.
Usando estas regras, você será atendido em100% das vezes? Certamente não, mas terá mais sucesso ao falar com a pessoa certa. Hoje a competição é muito grande e muitos fazem de maneira amadora, tomando o tempo das outras pessoas.
Adote estas dicas e você será recebido com mais respeito e profissionalismo, pois cá entre nós, que profissionais chegaram ao topo se anunciando como Betão, Jacaré, Leiloca, Pri, Cris, Dani, Dedé, Lilica, ….