Aparência não deve influenciar atendimento em lojas



 


Olá,


 


Vocês já fizeram um teste, algo como um cliente oculto, e foram a uma concessionária de veículos ou a uma loja de sapatos caros com roupas simples e informais, como chinelos, bermudas e afins?


 


Por vezes faço isso para avaliar o quanto o atendimento desses estabelecimentos está evoluindo e, até mesmo, identificar novas técnicas de vendas que estejam sendo utilizadas.


 


Passei na semana passada em quatro concessionárias de veículos e somente em uma delas tive um atendimento interessado e decente  pelo vendedor.


 


Estava eu com barba por fazer, bermuda, camiseta e tênis. Em duas lojas fiquei plantado esperando alguém me atender por alguns minutos. Passavam vendedores para lá e para cá, sem que qualquer um me perguntasse o que eu queria. Tive que pedir um “por favor” para alguém me passar informações sobre um determinado veículo. O engraçado é que, em um dos casos, perguntei por um veículo que tem 3 modelos e, sem que a vendedora me perguntasse sobre qual eu gostaria de saber, ela já mandou: “Do modelo básico eu não tenho mais nenhum em estoque!”. Como ela sabia que eu tinha interesse no modelo básico se não fosse isso vinculado à minha aparência?!


 


Determinar o nível de atenção a um potencial comprador em função de sua aparência me parece, no mínimo, amador. Para não dizer preconceituoso.


 


Se isso é uma atitude individual do vendedor, falham os donos e gerentes das lojas em não coibirem essa linha de atuação da sua equipe de vendas, mas se isso é passado em treinamento e tem a anuência da empresa, só tenho que lamentar.


 


O consumidor é inteligente e faz seleção natural desses casos, além de espalhar suas experiências negativas para seus colegas.


 


Eu não compro nada em lojas onde o atendimento é ruim. E quem perde com isso?


 


Abraço.


 


Vladimir


 


 

0 comentário em “Aparência não deve influenciar atendimento em lojas”

  1. Otimo poster!!

    já me senti desta forma também quando fui comprar meu carro.O vendedor nem se interessou em fazer minha ficha dando a entender que não iria ser aprovado.

    Para a sua tristeza, meses depois encontrei com ele em uma feira de carro, junto com o meu sogro, e eu estava de carro novo..srsrsrsrsrs ele fingiu que não me viu e virou a cara de vergonha..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima