Depois de ter comentado no último post sobre a necessidade de utilizarmos CARACTERÍSTICAS e BENEFÍCIOS como ferramentas de vendas e de aumento na qualidade do atendimento à clientes, muitos comentários chegaram.Alguns dizendo que testaram o exercício com suas equipes de vendas e de marketing e que tiveram um excelente resultado e outros pedindo mais dicas para a realização deste exercício.
Resolvi então simular o exercício para que todos possam aproveitar esta oportunidade simples, mas que pode ajudar muito.
1. Reúna sua equipe em uma sala e tenha a certeza que pelo menos por 2 horas não serão interrompidos, confisque todos os celulares e deixem alguém do lado de fora atendendo as ligações.
2. Divida os participantes em grupos com no mínimo 3 pessoas e no máximo 7, para não correr o risco de perda de foco.
3. Coloque sobre a mesa um “copo descartável de 200 ml” e peça para que as equipes enumerem as CARACTERÍSTICAS do produto copo, o máximo que conseguirem em 15 minutos. No final estabeleça uma competição para ver qual equipe conseguiu enumerar mais e corretamente dentro do conceito de CARACTERÍSTICA de um produto.
CARACTERÍSTICA É TUDO QUE PODE SER VISTO ou QUE DIGA RESPEITO AO PRODUTO EM SUA CONCEPÇÃO.
Vamos enumerar algumas:
a) Recipiente para armazenar líquidos não inflamáveis
b) Capacidade para 200 ml.
c) Feito de material plástico
d) Peso: 0,01 gramas
e) Etc.
4. Peça agora que cada equipe apresente seus resultados e as outras julgam se vale ou não de acordo com o conceito.
5. Aproveite para promover a descontração de todos e o maior envolvimento com o exercício.
BENEFÍCIO – DICA: para a característica escolhida faça sempre a pergunta:
E DAÍ, O QUE EU GANHO COM ISSO (usuário).
Vamos enumerar alguns:
a) Higiênico
b) Leve
c) Prático
d) Facilidade para transporte
e) Facilidade de armazenagem
f) Etc.
7. Terminado o tempo como da maneira anterior estabeleça a competição por benefícios entre as equipes.
Normalmente você e sua equipe chegaram à 20 características e cada uma delas a pelos menos 10 benefícios, perfazendo um total de 200 razões para alguém comprar estes copos.
Gostaria de material relativo a financeiro, margens, gastos, lucro , despesas, lucratividade final, margem média.
Muito boa matéria acima.
Gostei muito do seu blog, e gostaria de estar sempre recebendo.
Obrigado,