Recebi uma sugestão interessante: por que não estender a semana da mulher para o mês inteiro? Achei ótima a idéia pois, além de maior diversidade, poderei comentar sobre mais autoras, inclusive as brasileiras.
Seguindo com a série “Autoras”, o Clube do Livro começa o texto de hoje com um comentário masculino:
“… um amigo me perguntou que livros nós havíamos utilizados mais (na educação dos filhos). Foi uma boa pergunta e eu demorei a responder. Usamos um livro só, um que eduacava mais os pais do que os filhos. Intitula-se ´A Auto-estima de seu Filho´, de Dorothy Briggs, e o título já diz tudo.”
O comentário acima, publicado na revista VEJA no ano 2000, pode ser encontrado na capa do livro citado e também no site do professor Stephen Kanitz, articulista da revista, professor titular da USP, Doutor em Ciências Contábeis, com MBA pela Harvard University e, acima de tudo, PAI.
Sim, o grande mérito de Dorothy Briggs não foi escrever um livro sobre bebês e crianças. Ela escreveu “O” livro ! Claro que essa é apenas a minha opinião, felizmente compartilhada pelo professor Kanitz, a quem admiro muito.
O livro ´A Auto-estima de seu Filho´ é o resultado da experiência duplamente vivida pela autora: a de psicóloga e educadora, com mais de vinte e cinco anos de experiência), e a de mãe.
Dorothy começa pela constatação da discrepância entre o valor que atribuímos às crianças em geral (principalmente aos nossos filhos), e a total incapacidade de proporcionar um treinamento específico para os pais para aquela que talvez seja a sua tarefa mais nobre e importante: criar seus filhos.
Partimos de um pressuposto de que um ser humano deve saber criar seus filhos naturalmente. Mas o fato de alguém tornar-se pai ou mãe não lhe confere automaticamente a capacidade, experiência e o conhecimento necessário para criar filhos confiantes e seguros.
E esse é o ponto principal do livro de Dorothy Briggs. As crianças já nascem com uma auto-estima elevada. Se os pais não se preocuparem com seus gestos, comentários, críticas e excesso de “NÃOS”, esta auto-estima será arruinada aos poucos de forma sistemática. Enfim, os próprios pais podem comprometer o futuro dos seus filhos simplesmente pelo despreparo e pela falta de atenção às suas próprias atitudes.
O livro fornece um série de orientações práticas, com indicações claras e sugestões muito interessantes para proporcionar uma educação saudável para os seus filhos. A metodologia proposta por Dorothy começa com a fundamentação das causas, desde a omissão da nossa cultura até a base da saúde emocional. Na sequência, ela explica o que denomina de “Fenômeno dos Espelhos”, que são as mensagens sem palavras que criam auto-imagens para as crianças.
Depois, ela contextualiza o clima do amor, e posicina a auto-estima frente aos sentimentos negativos, ao crescimento mental e ao sexo. O interessante é que, geralmente, tudo que fazemos para os nossos filhos é baseado nas intenções sinceras de proporcionar bem-estar, felicidade e um desenvolvimento adequado. Qualquer falha no desempenho da função de pai e mãe é resultado direto da falta de treinamento e de informação.
Mas os seres humanos sempre adaptam-se aos ambientes mais desfavoráveis, mesmo no contexto psicológico. Ainda assim, um desenvolvimento sadio pode florescer em um campo nada inspirador. Podemos deduzir então que, com um pouco de treinamento e capacitação adequada, podemos desempenhar de forma mais eficaz o nosso papel mais importante como seres humanos: a criação e educações de nossos herdeiros.
E esse é o resultado desta obra fascinante, que permite também, transpor e projetar ações para o desnvolvimento da auto-estima de nossos amigos e colegas. Uma obra prima na educacão infantil através do entendimento de nosso bem maior: a nossa auto-estima!
Por isso, reforço mais uma vez a homenagem a esta autora brilhante e, é claro, a indicação do Clube do Livro para este belíssimo manual de educação e desenvolvimento de crianças e adultos: ´A Auto-estima de seu Filho´.
Abraços,
Marco Barcellos
Referência da AUTORA:
Onde compar o livro “A Auto-estima de seu Filho”:
http://compare.buscape.com.br/a-auto-estima-do-seu-filho-dorothy-briggs-8533616082.html