Para encerrar com chave de ouro da série “Autoras” do Mês da Mulher no Clube do Livro, escolhi um sucesso de público e de crítica: Elizabeth Gilbert, uma mulher e a sua viagem de descoberta pessoal.
A autora do best-seller “Comer, Rezar, Amar“, Liz Gilbert nasceu em 1969 em Connecticut, nos EUA. Esta escritora de contos e romances é jornalista e trabalhou durante vários anos na revista GQ. Com pouco mais de trinta anos, Liz tinha quase tudo que uma mulher poderia querer: uma carreira promissora, um marido apaixonado, planos para ter filhos e uma linda casa. Será? Sentia-se triste e confusa e precisava buscar o seu tempo e seu espaço nesta vida.
Demitiu-se do emprego e enfrentou um divórcio muito difícil, que resultou em uma depressão, seguida de outra decepção amorosa. Tomou uma decisão radical e resolveu partir em busca de suas verdades – uma viagem de um ano, sozinha pelo mundo.
Daí surge um dos livros mais badalados dos últimos anos: “Comer, Rezar, Amar”, uma história real com uma narrativa apaixonante e envolvente de uma pessoa comum.
Segundo a própria Elizabeth, seu objetivo era visitar três lugares onde pudesse examinar aspectos de sua própria natureza, tendo como cenário uma cultura que, tradicionalmente, fosse especialista em cada um deles.
Para tanto, pretendia explorar a arte do prazer na Itália, a arte da devoção na Índia, e por último, a arte de equilibrar as duas coisas, na Indonésia. Recebeu um adiantamento de sua editora e partiu em busca de seu sonho, sem saber exatamente o que queria… o que encontraria pela frente.
A história segue em Roma, onde Liz estudou gastronomia e aprendeu a falar italiano. Também engordou os onze quilos mais felizes de sua vida. Depois partiu para a Índia, onde dedicou-se à exploração espiritual. Viajou durante quatro meses com a ajuda de uma guru indiana e de um sábio caubói texano. Por fim, partiu para Bali, na Indonésia, onde exercitou o equilíbrio entre o prazer mundano e a transcendência divina. Tornou-se uma fiel discípula de um velho xamã, quando, inesperadamente, apaixonou-se por um brasileiro.
Elizabeth Gilbert escreve com uma boa dose de ironia, mesclando um pouco de humor e muita inteligência. “Comer, Rezar, Amar” é o relato da autora sobre a importância de assumir a responsabilidade pelo próprio destino e parar de viver conforme os ideais da sociedade. A maioria das pessoas já passou por momentos de dúvidas e medos, e esse é um livro interessante para quem quer (ou já quis) buscar um caminho alternativo.
Liz Gilbert tem outros livros bem conceituados como “Pilgrims” (1997), “Stern Men” (2000) e “The Last American Man” (2002). Seu seu grande sucesso “Comer, Rezar, Amar” foi lançado em 2006, quando foi aclamado pelo The New York Times como um dos 100 livros notáveis do ano. No Brasil, esteve presente em todas as listas dos livros mais vendidos desde o seu lançamento no país.
Elizabeth Gilbert é um ótimo exemplo de vida e de busca de seus sonhos. E por isso mesmo, encerra em grande estilo a série AUTORAS do Clube do Livro.
Um abraço,
Marco Barcellos
Algumas referências da AUTORA:
Site Oficial: http://www.elizabethgilbert.com/
Olá essa é para autora Elizabeth Gilbert olha estou terminando o livro Comer,Rezar e Amar e já estou com saudades em voltar a lê-lo porque é maravilhoso essa mulher é explendida Parabens Elizabeth sou sua fã No1 beijão de sua amiga gostaria de ter seu e.mail para conversarmos!!Zeisa – São João da Boa Vista – SP