Bienal Internacional do Livro: um show de variedade cultural



 Siga o Blog Clube do Livro no Twitter: www.twitter.com/BlogCDL


 

Começa hoje, dia 13/08, a 21ª Edição da Bienal Internacional do Livro em São Paulo. Serão 10 dias de uma grande festa cultural na maior cidade do país, que desta vez terá uma programação ainda mais variada e diversificada para todos os gostos e idades. Este ano, os homenageados serão Monteiro Lobato e Clarice Lispector. Os outros temas principais que serão amplamente abordados na programação da Bienal serão a Lusofonia e o Livro Digital.

A 21ª edição do evento que começou em 1951, com uma pequena feira na Praça da República e passou a categoria de evento internacional em 1970, este ano receberá cerca de 200 convidados e terá uma programação cultural com mais de 11 mil horas.


A grande festa da leitura ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi, que será dividido em áreas temáticas para orientar melhor os 700 mil visitantes esperados para esta edição. O Salão de Ideias promoverá mesas de debates entre escritores nacionais e estrangeiros, como Milton Hatoum, Lygya Fagundes Telles, John Boyne e Mia Couto, entre outros.


O Palco Literário, coordenado por Walcyr Carrasco, trará personalidades da TV e do teatro para realizar leituras sobre sues textos preferidos de obras que influenciaram suas interpretações na vida artística. Dentre os mais famosos, estão confirmados Paulo Goulart, Regina Duarte, Nivea Stelmann e Zeca Camargo.


Um outro espaço será o “Cozinhando com Palavras” onde os visitantes poderão acompanhar mesas-redondas e workshops sobre gastronomia, que contará com chefs e profissionais do setor. Objetivo é identificar relações entre a gastronomia, a cultura e a literatura, explorando diversos angulos, desde a inlfuência da comida na obra de Eça de Queiroz até filmes que inspiraram pratos, com o crítico Rubem Ewald Filho, passando pela comida no avião, com o chef argentino Chakall. O jornalista André Boccato comanda a arena gastronômica.


Já o Território Livre se propõe jovens e adolescentes na escolha da futura carreira profissional através da experiência de cerca de 45 profissionais de diversas áreas do universo estudantil. Dentre eles, os jovens irão conversar com nomes como Caco Barcellos, Serginho Groisman, Glória Kalil e Hélio de la Peña.


No espaço Monteiro Lobato, os visitantes poderão ter acesso à exposição que traz um acervo de um dos maiores escritores brasileiros de século XX. Toda a história, a cronologia e a obra do autor do “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Lobato, que será tema de várias atividades no decorrer da feira, inclusive uma mesa redonda, aula de culinária com receitas da Dona Benta e da Tia Anastácia, terá uma sessão especial organizada pelos membros da APL (Academia Paulista de Letras), durante a abertura do evento.


O visitante adulto ainda encontrará o Espaço Professor (voltado para professores e educadores) e o Espaço Lusofonia (discussões sobre a língua portuguesa).


Por fim, as crianças terão três espaços infantis que destacarão a importância da leitura através de diversas atividades lúdicas e divertidas. O objetivo é despertar o gosto pelos livros e incentivar a prática da leitura entre os jovens de todas as idades. Nestes espaços infantis, as crianças encontrarão Fábulas da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, e “O Livro é uma Viagem”, um livro gigante e que permite uma viagem por seu interior, com direito aos personagens interpretados por atores fantasiados.


Os números da 21ª Edição da Bienal Internacional do Livro em São Paulo são impressionantes:




  • 700 mil pesoas é a estimativa de público para os 10 dias do evento


  • 180 mil estudantes estão previstos como visitantes


  • 60 mil metros quadrados é a área total da exposição


  • 4 mil livros serão lançados durante o evento


  • 350 expositores ocuparão o pavilhão


  • 2,2 milhões de exemplares estarão disponíveis ao público

A abertura da Bienal ocorreu ontem para autoridades, profissionais do mercado editorial e para a imprensa em geral.


Alguns destaques por dia:


13/08 (sexta): Bram Stoker, sobrinho-neto de Dacre Stoker, o criador do Conde Drácula


14/08 (sábado): Benjamin Moser, biógrafo americano de Clarice Lispector


15/08 (domingo): John Boyne, autor de “O Menino do Pijama Listrado”


16/08 (segunda): Walcyr Carrasco e a influência dos professores na formação


17/08 (terça): Milton Hatoum e Marçal de Aquino falam sobre a Literatura Brasileira no exterior


18/08 (quarta): Homenagem a José Saramago


19/08 (quinta): Escritores falam sobre a influência do Twitter e dos Blogs


20/08 (sexta): Ficção e História na visão de Ruy Castro e Carlos Heitor Cony


21/08 (sábado): Mia Couto e o “Lusotropicalismo”


22/08 (domingo): Laurentino Gomes apresenta o inédito “1822”


 


O público poderá visitar a Bienal Internacional do Livro em São Paulo de 13/08 (sexta) a 22/08 (domingo) das 10h00 as 22h00, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana). 


Sem dúvida, vale a pena uma visita. Te vejo por lá!


Um abraço,


Marco Barcellos

 

 Siga o Blog Clube do Livro no Twitter: www.twitter.com/BlogCDL


 


 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima