Brindes de Natal – capítulo 1



Um hábito bastante popular no mercado corporativo é o de presentear clientes, parceiros e fornecedores no final do ano, com uma lembrança ou brinde. Esta é uma ferramenta interessante para reconhecer a relação entre as empresas que, afinal, são formadas por pessoas.


 


Longe do aspecto comercial, eu particularmente acho esta prática bastante saudável, desde que seja sincera e de forma transparente. Claro que nenhum cliente vai comprar seu produto (ou deixar de fazê-lo) por causa de um mero brinde de Natal.


 


Porém, nos últimos anos, essa prática vem sendo reduzida aos poucos, seja em valores ou quantidade de pessoas para receber o brinde. Não quero fazer juízo de valor, mas acho uma pena o motivo aparente: redução de custos!


 


Esse tipo de ação de relacionamento é bastante apropriada, principalmente se o conteúdo for emocional, e não financeiro. Esse é o pulo do gato – um presente para criar um vínculo emocional e não uma contrapartida com interesse comercial. Até porque a maioria das pessoas que recebe este tipo de agrado tem condição de comprá-lo… Vou dar um exemplo pessoal e muito prático do efeito emocional deste tipo de enfoque.


 


No ano passado, recebi algumas lembranças muito interessantes, as quais agradeci e fiquei muito feliz com a atenção dispensada. Porém, uma em especial me impressionou pela criatividade, carregando a força da marca e o lado humano da empresa. É claro que, como editor do nosso CLUBE DO LIVRO, dá para imaginar do que se trata…  Quase, pois eu não estou falando de “um” livro qualquer… mas sim “o” livro.


 


A equipe da assessoria de imprensa e comunicação In Press Porter Novelli me surpreendeu positivamente com um brinde de fim de ano sensacional. Kiki Moretti e sua equipe criaram um livro chamado de “Viagens InPressionantes”, onde ela e sua equipe contam suas experiências, dão dicas e contam histórias de suas próprias viagens pelo mundo.


 


Um livro cheio de energia, altíssimo astral e uma alegria contagiante que quase salta das páginas. Um formato simples e envolvente: uma foto descontraída do “autor”, uma imagem do lugar e um texto que cativa. Viagens curtas ou longas, lugares bonitos ou exóticos, certamente experiências muito especiais para cada um deles.


 


A própria Kiki pelas Ilhas Virgens Britânicas no Caribe, Soninha entre botos e arco-íris no Rio Amazonas e mais 30 dicas de viagens da equipe. Sem exagero, li todas elas. E todas muito “InPressionantes”, sem nenhuma dúvida.


 


“Viajar tem vários significados: conhecer novos mundos e novas gentes,

descansar, reavaliar, tirar os pés do chão…”

 


Pois é, o pessoal da InPress viajou na imaginação, saiu do lugar-comum e presenteou seus clientes e amigos com algo especial e único. Uma idéia brilhante que cumpre o seu papel: reforçar um vínculo profissional através de um presente emocional.


 


Aproveitando a oportunidade, Kiki, Soninha, Diva, Célia, Leo, Mari e toda a equipe: muito obrigado pela dedicação e carinho durante 2008. Um “brinde” à criatividade e à competência!


 


Eu volto durante o mês de dezembro, com mais dicas de brindes e presentes de Natal. Sempre sobre livros, é claro !!!


 


E se você tiver um dica de presente, brinde de fim de ano ou um exemplo legal  relacionado com livros e literatura, compartilhe sua idéia conosco. O Clube do Livro agradece!!!


 


Um forte abraço,


 


Marco Barcellos


 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima