Se não sabemos onde queremos chegar e O que queremos conseguir,
Como poderemos ter ou alcançar;
Seria o mesmo que ter um sonho de viajar e não saber para onde!
Muitas pessoas e empresas se perdem pelo caminho, por não ter muito bem definidos e conhecidos quais são os seus objetivos. Muitas iniciam a viajem da implantação antes mesmo de saber o destino e com isso passam o tempo inteiro consertando a rota.
Lembrem-se também, CRM ou Gestão de Clientes é uma estratégia de negócios de toda a empresa e não somente de um departamento e que obrigatoriamente envolverá todos e com isso a definição dos objetivos deve ser comum.
Afinal o Cliente conhece a empresa (vê de fora), e não seus departamentos (visão interna)!
Objetivos e Estratégias são tudo em nossa vida pessoal, profissional e corporativa,
Imagine a cena:
1) O depto. de logística estabelece um objetivo audacioso: reduzir os custos com frete em 10%. Seus colaboradores se reúnem e identificam que cargas fechadas diminuem o custo do frete e que no caso de não terem cargas fechadas, os despachos serão adiados até a formação da carga.
2) O depto. de marketing identifica que o mercado de pequenos comerciantes deverá ter um crescimento de 30% em suas vendas devido à chegada do Natal. Define então como objetivo crescer suas vendas nos pequenos comerciantes em 30%.
3) O depto. de finanças identifica que precisa diminuir o capital de giro com recursos externos e determina que as vendas no mês de Outubro e Novembro só serão aceitas com pagamento à vista e contra a entrega da mercadoria. Esta ação reduzirá os custos operacionais em 20%.
4) O diretor de Vendas, após conhecer os objetivos dos outros deptos. Teve um ENFARTE e foi hospitalizado.
Como poderiam realizar vendas para pequenos comerciantes, somente à vista e ainda esperar fechar cargas para poder entregar e receber?
O caso é somente uma suposição, mas pode demonstrar que quando os objetivos não são inter-relacionados e não buscam objetivos comuns o resultado pode ser catastrófico.
Por isso é de suma importância você e sua empresa ter uma visão detalhada das razões que irão te levar a buscar no CRM / Gestão de Clientes uma solução para seus problemas.
ou continue sempre no
“…maaaaais ou meeeeeenos…”
seus concorrentes irão adorar e querer ter você pela frente!
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“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”
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Excelente texto!
– Bom dia, o artigo é ótimo, principalmente para gestores de marketing.Mas a prática para pequenos comércios no Brasil, é no mÃnimo heroica, buscar CRM em filosofia “A lá Gerson” (levar vantagem em tudo), competir desigualmente, neste “mar” de tributos, e ainda arcar com o trabalho de campo para “enfiar” novos produtos (atender limites de volumes de compras dos fornecedores com preços competitivos ?). E quando se trata de comercio aos pequenos agricultores,ai, temos a turma de heróis.