De acordo com os dados da Associação Brasileira de Teleserviços (ABT), o segmento de call center emprega quase um milhão de pessoas no Brasil. É uma das áreas mais promissoras, já que estamos falando de um segmento que não é preciso ter nível universitário e nem experiência profissional.
Devido à crise econômica mundial, o Brasil perdeu cerca de 600 mil empregos no final do ano passado, o que foi a maior queda em uma década. Em momento de crise, o importante não é se desesperar, e sim ter em mente que pode ser uma grande oportunidade de crescimento.
As empresas de call center são uma grande alternativa para aqueles que estão com dificuldade em conseguir uma recolocação em sua área, dando assim oportunidade de iniciar uma nova carreira, pois enquanto algumas empresas estão estagnadas com a crise, o call center deslancha em abertura de processos.
O principal objetivo de uma empresa deste segmento é conquistar e fidelizar clientes, mas para alcançar este patamar é essencial conhecer bem o seu público-alvo. Essas empresas são conhecidas como uma porta de entrada para o mercado de trabalho, mas o que muitos não sabem, é que elas possuem um plano de carreira.
O cargo mais baixo para uma empresa desse ramo é o operador de telemarketing, o qual não precisa ter nível superior e que ganha em média de um salário mínimo. Caso o profissional se destaque, ele pode chegar a supervisor, ganhando até 3 vezes a mais que o operador. O próximo passo, que ocorre depois de mais um ano, é o de coordenador, que chefia vários supervisores. O seu salário será de 20% em relação ao cargo anterior. Ele é o responsável pelo desenvolvimento da equipe, treinamentos e eventuais correções.
O principal desafio de um coordenador é de motivação a equipe, pois por ser o primeiro emprego de muitos jovens no mercado de trabalho, a rotatividade é muito grande. O próximo estágio é o de gestor, que é necessário requer nível universitário. Nesse momento, é preciso ter conhecimentos técnicos aliados a uma aguçada visão estratégica.
O salário varia de 10X a mais que de um coordenador. O nível mais elevado desse segmento é o cargo de diretor executivo, que pede sólida formação, experiência e maturidade.
Como podemos perceber, o segmento de call center é um caminho que proporciona aos profissionais oportunidade e crescimento, sem deixar que os seus planos e sonhos entrem em crise.
Não sei qual empresa vc trabalha mas posso lhe garantir que é diferente da q eu e mais uns 3.000 atendentes trabalham onde fazemos praticamente um TRABALHO ESCRAVO, ou seja, as instalações são as piores causando GRANDE ABSENTEÍSMO por doenças adquiridas dentro da empresa pois não se manifestam em melhorar as instalações muito menos o mobiliário. A única coisa q interessa é RESULTADO através de assédio moral principalmente. Se vc trabalha em uma empresa de CALLCENTER q está dentro da NR 17 PARAB
Concordo plenamente com o que disse a Bemvinda, trabalhar em call center, e quase que um trabalho escravo, que as empresas pagam um salario indecente de 480,00, alem de um auxilio lanche e um convenio, que praticamente nao presta, tirando as condicoes de trabalho, e isso quando voce nao tem que atender mais de 120 clientes por dia, reclamando te xingando e voce nao poder fazer muita coisa por ele,ja que as areas que cuidam não estão nem ai…e estes sim…ganham muito bem, para não fazer nada.