Olá Qualinautas!
Por um conceito simplista, cliente é sempre aquele que recebe algo, pois não há nenhuma orientação que restrinja a definição ao cliente externo.
Mas pare um pouco e imagine quantos clientes internos precisam ser atendidos antes de se chegar à satisfação do cliente externo?
Você acha possível chegar à satisfação do cliente externo enquanto existirem clientes internos insatisfeitos?
Analisando o que já vi no mercado, digo ser isso possível sim, mas não para empresas orientadas à excelência, que buscam patamares elevados de desempenho.
E mais, empresas que não têm essa interação bem desenvolvida, geralmente apresentam índices de retrabalho e custos que podem prejudicar a sua competitividade.
Por isso, se a sua empresa ainda não tem um programa corporativo de avaliação da satisfação do cliente interno, o que é desejável, procure saber o que estão achando do trabalho da sua área. Liste os seus clientes internos e pergunte a cada um deles o que você pode melhorar. Da mesma forma, você só poderá entregar um bom serviço se o seu fornecedor interno fizer a parte dele.
Se você acha que há algo a melhorar, procure seus fornecedores internos e negocie as melhorias necessárias. Mas fique atento a um detalhe importante: todas as ações neste sentido também precisam estar orientadas à satisfação do cliente externo!
Somente com a consciência da importância dessa cadeia de valores entre fornecedores e clientes internos é que se consolida uma cultura de qualidade e de foco no cliente. E pode ter certeza que o seu cliente externo perceberá!
Um grande abraço e até semana que vem!
Vladimir