Para finalizarmos este conjunto de mensagens sobre terceirização, vamos falar sobre a importância de se avaliar, antes do acordo de contrato, quais serão os canais de comunicação que o contratante disponibilizará para tratar as demandas que surgirem do serviço terceirizado.
É sabido que o nível de atenção que se dá a uma empresa, às vésperas dela se tornar cliente, é sempre a melhor possível. Por isso, é preciso prevenir-se contra a deterioração do atendimento após a conquista do prospect.
Um ponto importante é a clara identificação pelo contratante sobre quais serão os canais para interagir com o prestador de serviço, quais serão as pessoas responsáveis por isso e, principalmente, qual será a capacidade de atendimento que essas pessoas terão frente às solicitações do contratante.
O contratante precisa avaliar se a estrutura que lhe foi disponibilizada o deixa confortável para evoluir com o processo de acordo. Se houver dúvida, algo que pode auxiliar na decisão é o contato com outros clientes atendidos pelo prestador para saber sobre a sua satisfação com o pós venda.
As equipes de relacionamento dos prestadores de serviços, em boa parte dos casos, compartilham suas atenções entre diversos contratantes e podem, por isso, perder a capacidade em fornecer igual atenção a todos. Por isso, após a contratação, é sempre saudável pré-estabelecer uma agenda de contatos e reuniões com o prestador de serviços.
Espero que as dicas passadas ao longo das últimas mensagens possam ser úteis e volto a afirmar: Terceirizar com sucesso depende igualmente das duas partes envolvidas, cada qual com responsabilidades que não podem ser transferidas.
Abraço,
Vladimir