Como anda seu Networking?



Antes de começarmos a pensar sobre esta importante questão, apresento-me: sou a Fabiana Sanches e revelo que me sinto muito feliz em estar aqui trocando impressões com vocês.

Hoje vamos aproveitar este espaço para refletirmos sobre o significado e a relevância do Networking, pois percebo que muitas pessoas têm uma ideia equivocada ou menos abrangente do termo.


Network, ao pé da letra, quer dizer Rede de Comunicações ou Rede de Computadores ligados entre si, segundo o dicionário Michaelis. No mundo dos negócios, Networking nada mais é do que sua Rede de Relacionamentos.


Esta Rede deve ser construída com muito carinho, cuidado, comprometimento, desprendimento, disponibilidade, respeito e ética. Quando alguém diz, “vou acionar meus contatos”, não deve pensar em oportunismo, mas sim, em troca. A sua Rede de Relacionamentos deve ser sempre movimentada, fomentada.

 

Envie mensagens a seus contatos, conceda atenção personalizada às pessoas, pois elas perceberão sua clareza de propósito. E não seja interesseiro ou egoísta, pois tal atitude denigre sua imagem no mercado de trabalho. Se você se perceber com pensamentos e sentimentos desse teor, comece a se trabalhar e a rever seus conceitos, princípios e valores. No mundo corporativo, somente as relações baseadas no esquema “ganha-ganha” são mantidas e sobrevivem.

O Networking não se resume apenas, em um conhecido seu que ocupa um cargo expressivo numa grande empresa e que está à disposição para receber seu currículo ou de seus parentes e amigos. A Rede é uma via de mão dupla: você pede ajuda hoje e amanhã, é você quem orienta, empresta, promove, desenvolve. O Networking não consiste em pedidos de ajuda ou de emprego; o conceito é muito mais amplo; proporciona conhecimento, vivências, indicações, ou seja, uma disponibilidade constante para trocas de valor. E não pense em curto prazo, pois sua Rede tende a ser duradoura (essa é a ideia), se bem cuidada por você mesmo. Você começa a se relacionar hoje com um colega de profissão (ou não) e muito mais tarde, esse mesmo colega, quiçá, poderá se tornar uma parceria profícua em sua trajetória profissional.


Como os computadores da rede, nós também, como seres humanos, estamos todos interligados, pois somos parte do Universo e concebidos da mesma “Fonte”. Portanto, quando temos um pensamento ou atitude individualista, estamos percorrendo um caminho contrário ao da evolução natural. O compartilhar não te diminui, nem faz de você, alguém que perde algo, ao contrário, ao dividir, partilhar seu conhecimento, você cresce como pessoa e profissional, pois proporciona ao próximo, a mesma oportunidade de crescimento, de desenvolvimento e de ampliação da visão de mundo. E isso, não tem preço! Aliás, dificilmente conseguimos algo sozinhos, sempre precisamos uns dos outros porque somos seres gregários.


Para finalizar, vou contar um segredo: esta valiosa oportunidade de escrever para vocês nasceu de um convite de uma das pessoas da minha Rede; amizade esta, que venho cultivando com muito zelo.


Abraços e até a próxima!


 

0 comentário em “Como anda seu Networking?”

  1. comercial@fonterh.com.br'
    Sueli Rangel Cabreira

    Concordo com o texto , sua opnião e forma de pensar
    Não tem preço voce ter um Networking
    eu sei e ja saboreei este prazer
    tanto em feiras eventos e uma simples baladinha a gente as vezes conhece alguem que alem de ser a partir dali um parceiro e m eventuais troca de informaçõe ele passa a possivel chave para abrir portas
    indicando curriculos ou vagas ou emprtesas
    Eu ja fui direto para a sala de um diretor de uma multi nacional so porque encontrei na lotação a moça que fazia café pra

  2. Fabiana, estou muito feliz com a sua nova atividade. Escrever sobre a nossa área de RH em um Blog é muito gratificante. Sucesso para vc!

  3. Parabéns Fabiana por mais essa nova e importante jornada que hora se inicia na sua vida.
    Com certeza a rede de contatos é muito importante, principalmente, nesse mundo capitalista que estimula a competitividade desde a primeira infância, sem levar em conta o outro, gerando guerras e conflitos.

  4. Parabéns Fbi!!!!!!!! Que tudo continue dando cada vez mais certo em sua vida!!!!!! Um dia ainda vou conseguir isso!!!!!! Nós vamos conseguir realizar nossos sonhos…..esse é só o começo!!!!!!!!!
    Bjus, Rê Grell

  5. É verdade, Sueli. Que bom que consegui expressar o que eu queria. Escolhi esse assunto porque muitas pessoas não percebem a importância do Networking ou não sabem explorar a sua própria rede.

    Seu feedback é muito importante para mim. Espero sempre encontrar seus comentários por aqui.

    Obrigada!

  6. Atenção !

    Esta iniciando aqui alguém que vai se tornar uma das mais respeitadas colunistas da Internet Brasileira no assunto RH e será referência !

    Podem esperar!

    Obrigado !

  7. Encontrei o endereço do seu Blog Fabiana em um Grupo que fazemos parte (Marduk). Como a curiosidade por assuntos diversos me encanta, resolvi passar para conferir…e…pro incrivel que pareça, Me surpreendi!!! Parabéns!!! Que a cada 15ena vc me surpreenda com um texto tão excelente qto. este. Obs.:tb sou Psicologa.

  8. czaratini@terra.com.br'
    Cinthia Zaratini

    Fabiana , gostei muito da maneira como vc descreveu o que é o Networking, mais do que uma rede de bons relacionamentos, é uma forma de conhecer pessoas que tenham os mesmos propósitos, e a partir do momento que começamos a interagir com essas pessoas podemos fazer o filtro daqueles que estão ali para um efetiva troca de valores e tendo como principio que o maior patrimonio de um profissional é a sua ética.
    Boa sorte em sua vida.
    Abs
    Cinthia Zaratini
    Psicóloga

  9. Olá Cinthia!

    Muito obrigada pelo depoimento. Vocês, leitores, são o nosso “termômetro”.

    Volte sempre, e com comentários!

    Abraços
    Fabiana

  10. Oi Eloísa!

    Que bom que você é curiosa, pois a curiosidade é que nos impulsiona às descobertas…

    Obrigada pelo depoimento e pelos elogios!

    Vamos manter contato,
    Abraços
    Fabiana

  11. Muito bom o artigo, muito bem abordado, e a linguagem Fabi, tá muito acessível, gostei bastante e concordo, em genero, número e grau.
    Ninguem hoje, consegue fazer nada sozinho, precisamos desse network, todo tempo.

    Parabéns

  12. Excelente texto, infelizmente percebemos que o networking é mal utilizado e muitas vezes usado apenas para vantagem própria, e quando notamos esse gesto não criamos relacionamentos, cansei de adicionar colegas no linkedin e em menos de 1h a pessoas encaminhar o currículo pedindo emprego ou pior,pedindo recomendação sem que eu a conheça pessoalmente, nem profissionalmente, este texto deveria ser lido por todos que queiram criar uma sólida rede de relacionamento, adorei as dicas…Parabéns!

  13. Cara Janaina

    É verdade, o Networking é mal utilizado, seja pela ignorância conceitual, seja pelo desespero na busca de uma posição no mercado.

    Muito obrigada pelo comentário!
    Volte sempre,
    Fabiana Sanches

  14. Boa tarde,Fabiana.
    Gostaria de parabenizar os seus blogs,estao me ajudando muito a mudar os meus conceitos,esta me ensinado a dividir determinadas situacoes e encontrando algumas respostas de talvez estar com dificuldade em aturar em RH.
    Obrigada pelas suas orientacoes,tenha uma otima semana.

  15. marketingtopdigital@gmail.com'
    PROFESSOR DE INVESTIMENTOS.

    *Se Você Quer Descobrir Como Montar Seu Negocio Na Internet Altamente Lucrativo Multiplicável e Escalável? Em 30 Dias Ou Menos? Com a Única Formula Passo a Passo? Garantido SEM ENROLAÇÃO de Marketing Multinível (MMN) OU PIRÂMIDES DO GÊNERO? TA AO VÍDEO GRÁTIS E TORNE-SE UM MESTRE NA IMPORTAÇÃO!(COPIE E COLE EM SEU NAVEGADOR) SITE NACIONAL DO HOTMART ‘TOTALMENTE SEGURO*ATIVIDADE LEGAL E COMPROVADA*Você conhece uma forma de investimento que rende mais do que a Bolsa de Valores ? é mais simples de operar e não toma todo o seu tempo em análises? Esse é o Tesouro Direto. Método Profissional Revela Como Ter Excelentes Rendimentos no Tesouro Direto…QUER FAZER PARTE DO SELETO GRUPO QUE INVESTE COMO OS MILIONÁRIOS? APRENDA AGORA COMO: Manter o seu tempo livre, gastando poucas horas POR ANO com análises. Alcançar a máxima rentabilidade, comprando o título certo para cada momento. Vender no momento ideal para ficar rico (ainda que com I.R. alto). Usar um método simples

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima