Muitos executivos perguntam como as pequenas e médias empresas estão conseguindo sucesso em CRM. Veja os cinco fatores de sucesso, baseados nas recomendações da especialista em CRM da salesforce.com, Wendy Close, que podem transformar os negócios e promover maior sucesso para sua empresa.
Wendy atuou como diretora de pesquisa na Gartner, empresa mundialmente reconhecida, além de escrever inúmeros artigos sobre CRM. Ela tem prestado consultoria a muitas das mais bem sucedidas empresas em todo o mundo.
1- Desenvolva a visão de CRM na sua empresa com o objetivo de obter maior rentabilidade dos seus clientes. O CRM, que gera resultados lucrativos, exige uma visão nítida dos resultados e dos esforços a serem obtidos.
2- CRM é uma estratégia fortemente baseada em uma plataforma, que envolve tecnologia, processos e sistema de informação-banco de dados. Sua estratégia básica, para o sucesso de negócios, que coloca o consumidor em primeiro lugar, inclui:
– A ampliação e o fortalecimento da relação entre a empresa e o cliente, de maneira a fortalecer os vínculos, para torná-la cada vez mais rentável.
– O ganho de eficiência dos canais de relacionamento, especialmente internet e call center, inclui serviço de atendimento
– O ato de reforçar sempre a sua marca
– O esforço perseverante de criar satisfação e lealdade no seu cliente.
3- Não é necessário gastar milhões e sim de acordo com a necessidade de seus reais problemas. É necessário avaliar a Computação nas Nuvens, uma alternativa que lhe permitirá reduzir drasticamente a infraestrutura de TI e seus custos, melhorando simultaneamente a sua capacidade de criar rapidamente aplicações, a fim de melhorar seu desempenho empresarial.
4- Utilize os Dashboards, oferecidos pelas ferramentas do mercado de CRM. Estes painéis fornecem visibilidade em tempo real e mostram os indicadores de desempenho da empresa, de vendas das campanhas, enfim, de todos os esforços da plataforma de CRM. Eles acabam facilitando o trabalho, apresentando e combinando a informação por meio da visibilidade proporcionada pelo formato visual. O seu grande benefício é facilitar e reduzir o prazo para a adoção do CRM por todos os envolvidos: executivos, força de vendas, atendimento e todos os demais.
5- Tenha em mente que a estratégia de negócio com foco no cliente é um processo contínuo. Sua estratégia de CRM e sua plataforma devem ser flexíveis e se adaptar a possíveis e eventuais mudanças. Portanto, opte por ferramentas e processos que permitam rápida parametrização e configuração.
Estes cinco fatores chaves de sucesso do CRM podem ajudar as pequenas e médias empresas a avaliar a sua própria abordagem na gestão do relacionamento com seus clientes. Com a visão correta de CRM e de suas ferramentas, as PME podem alcançar sucesso no relacionamento com os clientes e estabelecer uma poderosa vantagem competitiva.