Estamos encerrando o mês de Outubro com dois belos projetos inovadores para incentivar o hábito de ler do brasileiro. Ambos são fundamentados no conceito “leia e largue por aí”. Sim, é isso mesmo. O objetivo é ler um livro e “abandoná-lo” em um local que outra pessoa possa achar. E o ciclo se repetirá, indefinidamente…
O primeiro projeto é da CPTM (Cia Paulista de Trens Metropolitanos), onde os participantes poderão retirar os livros até sexta-feira em uma das 27 estações participantes, com a condição de, após o término da leitura, largar em outro local público. Para este projeto da CPTM, estão alocados 15 mil exemplares de cinco mil títulos, como por exemplo, “O Cortiço” e “O Guarani”.
Já o segundo projeto chama-se “Livro para Voar” e tem o apoio da Ale Combustíveis. Neste caso, você retira um exemplar em um dos postos Ale e segue o mesmo ritual, ou seja, deixa por aí. A diferença é que neste caso, o leitor deve cadastrar o livro retirado no site americano www.bookcrossing.com e identificar o último local em que o livro foi visto. Para este projeto, estão previstos quase sete mil exemplares de 20 títulos mais recentes, como “Sex and The City” e “O Pianista”.
Só para registrar mais duas datas importantes, também relacionadas à literatura em geral, além do Dia do Livro (29/10), comemora-se ainda no mês de Outubro o Dia do Professor (15/10) e o Dia do Poeta (19/10).
Um abraço,
Marco Barcellos