DICA: José Mindlin e a BRASILIANA DIGITAL







 

 

Foi lançado ontem em São Paulo um projeto digital de grande importância para a preservação e a disseminação da cultura e da literatura no país – a BRASILIANA USP.


 


A BRASILIANA USP é um projeto da Reitoria da Universidade de São Paulo que permitirá o acesso ao acervo completo através da Internet, para fins de pesquisa e para o ensino em geral no país. “Brasiliana” significa uma coleção de livros e documentos de e sobre o Brasil, e a BRASILIANA USP será a maior Brasiliana custodiada por uma universidade em escala mundial.


 


O lançamento da BRASILIANA USP ocorreu às 14h00 de ontem, quarta-feira (16/6), durante o SEMINÁRIO MINDLIN 2009, com uma justíssima homenagem a José Mindlin, uma vida inteira dedicada aos livros.


 


José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo, no dia 8 de setembro de 1914. Advogado, empresário e um dos principais bibliófilos brasileiros. Foi redator do O Estado de S. Paulo de 1930 a 1934. Formou-se em 1936 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e advogou por alguns anos. Deixou a advocacia para fundar a empresa Metal Leve, que mais tarde se tornou uma potência nacional no setor de peças para automóveis. José Mindlin deixou a empresa em 1996.


 


Após sua aposentadoria do mundo empresarial, Mindlin pôde dedicar-se integralmente a uma paixão que tem desde os treze anos de idade: colecionar livros raros. Recebeu o título de Professor Honorário da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas, entre diversas homenagens e títulos.  Em 20 de junho de 2006, Mindlin foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, onde passou a ocupar a cadeira número 29. José Mindlin foi casado com Guita Mindlin, que faleceu em 2006.


 


Hoje, aos 94 anos de idade, o acervo acumulado pelo casal possui mais de 38 mil obras. Pois a BRASILIANA USP origina-se exatamente com a doação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, um dos acervos bibliográficos mais completos e valiosos do Brasil.


 


O SEMINÁRIO MINDLIN 2009 Livros, Leituras e Novas tecnologias, reúne profissionais envolvidos em projetos de conservação e de digitalização, para compartilhar experiências, soluções e reflexões. O evento ocorre no MASP e vai até quinta-feira, dia 18 de junho e a entrada é gratuita.


 


As bibliotecas digitais são hoje equipamentos fundamentais para uma política de difusão cultural, pesquisa e formação. Seus fins se conformam plenamente com os da Universidade – potencializando sua dimensão pública. No atual contexto, de expansão acelerada da sociedade de informação, as bibliotecas digitais ganharam centralidade nas estratégias de construção e de preservação dos sistemas culturais. Elas, no entanto, devem ser imaginadas como desdobramentos de acervos originais e como mecanismos de preservação e conservação.


Uma dica imperdível do Clube do Livro. Vale a pena conferir!


 


Um abraço,


 


Marco Barcellos    


 


 


Serviço:


Auditório do MASP, Museu de Arte de São Paulo


Av. Paulista, 1578 – São Paulo


 


Mais informações: www.brasiliana.usp.br


Email: [email protected]


Telefone:      (11) 3091-1154  (11) 3091-1154  (11) 3091-1154  
Inscrições: no local (nos dias do evento) Entrada gratuita!


 


 


Veja também:


Programa e Caderno de Resumos:


http://www.brasiliana.usp.br/caderno_resumos_web.pdf


 


Blog da Brasiliana:


http://www.brasiliana.usp.br/blog


 


 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima