DICA: “Organize-se num Minuto” (Donna Smallin)



 


Aproveitando que o Carnaval ainda está “chegando”, escrevo hoje sobre um livrinho bem interessante, num formato quase pocket, mas bastante útil e agradável. No início do ano, quando a maioria das pessoas está se preparando para a correria do ano que vem pela frente, a minha dica é “Organize-se”.


 


Este livro de Donna Smallin pode ser encontrado em livrarias, várias bancas de jornal e até mesmo em lojas de departamento. No meu caso, tive a chance de ler durante as férias, sem muita convicção, confesso… Comecei folheando sem compromisso e ao final, reli algumas partes várias vezes.


 


A proposta é clara desde o título: “Organize-se num Minuto” traz 500 dicas para pôr sua vida em ordem e isso realmente a autora entrega. É óbvio que tem um pequeno apelo comercial nas “500” dicas, já que algumas são repetidas em partes distintas do livro. Mas, de uma maneira geral, são quase todas bem simples e muito úteis. E, de fato, várias podem ser implantadas em apenas 1 minuto.


 


Na verdade, todos nós lutamos para sobreviver à realidade caótica do mundo atual. E este esforço quase sempre parece em vão. Mas todos nós queremos ser organizados. Não temos tempo hoje, mas imaginamos que um dia poderemos começar esta organização. Seja franco, este dia não vai chegar! Você nunca encontrará tempo para organizar a sua vida de uma única vez, seja num fim de semana ou até mesmo nas férias. Isto é um fato.


 


Mas Donna apresenta uma proposta de comportamento tão simples quanto eficiente. Basta arranjar alguns minutos por dia e criar o hábito. Pronto, você pode ser uma pessoa organizada, mesmo que demore um pouco para se acostumar. E a autora mostra várias atitudes e idéias para você ter sucesso nesta tarefa contínua e desafiadora. Mas a recompensa é indiscutível.


 


O passo mais importante é o primeiro, portanto, COMECE!!! Você não precisa parar tudo para se organizar. Basta começar pelas coisas mais simples e acreditar que é capaz em transformar este comportamento em um hábito natural. Segundo a autora, se você se comprometer a reservar de 5 a 15 minutos por dia para organizar uma pequena área, ou começar e terminar uma pequena tarefa, os resultados são motivadores e cria um ciclo de incentivos internos que facilitam este comportamento.


 


Você poderia precisar de um fim de semana inteiro para arrumar seu quarto ou escritório. Mas você pode gastar uns 10 minutos para organizar uma gaveta ou por seus sapatos em ordem. Uma regra clássica na solução de problemas: dividir em partes e resolver uma por vêz. Bingo!


 


Faça a conta: se você investir 5 minutos por dia, terá 2 horas e meia no mês. Ou apenas 15 minutos diários renderão quase 8 horas de organização. Bem mais fácil do que se dedicar um dia inteiro “trabalhando”…


 


Eu tenho aplicado com sucesso esta idéia e recomendo. Aliás, segundo a própria Donna, se você já foi organizado em algum momento da sua vida (como no meu caso), o resultado vem muito mais rápido pois apenas relembra suas convicções. Mesmo que não seja o seu caso, você também terá sucesso. Basta começar, hoje mesmo, se possível. Em ambos os casos, a persistência é o segredo.


 


O livro possui uma estrutura bem prática, sendo dividido em duas partes. A Parte 1 tem quatro capítulos e traz dicas para dar o primeiro passo, ou seja, começar. Orienta como se livrar da bagunça, o que fazer com a famosa papelada (e como fazer) e apresenta boas idéias de como manter cada coisa em seu lugar.


 


A Parte 2 aborda mais as dicas de reforço de comportamento e trata da manutenção do que você organiza. Em mais quatro capítulos, apresenta estratégias diárias para controle da bagunça, idéias práticas de administração doméstica e sugestões de planejamento de horários e afezeres.


 


O livro “Organize-se num Minuto” traz algumas idéias até engraçadas como, por exemplo, manter um corte de cabelo curto para não perder tempo com isso (eu gostei da sugestão e aderi!). Mas ao mesmo tempo, apresenta propostas profundas que auxiliam na educação dos filhos e no resgate de valores sociais importantes. Por exemplo, a autora sugere que os pais estimulem os filhos a doarem brinquedos antigos para outras crianças mais necessitadas. Simples, é verdade. Mas de fato, uma aula de solidariedade e cidadania. E a partir daí podemos estabelecer duas datas no ano para realizar esta tarefa educativa, e que mantém a casa organizada.


 


Aliás, em tempos de “consumismo” exagerado, Donna propõe outro hábito interessante: quando comprar algo, livre-se de alguma outra coisa. Isso vale para roupas, móveis, utensílios, etc. Uma outra idéia bem legal, seguindo o mesmo raciocínio, é a “Dieta de Tarefas”. Desanuvie a mente, faça menos e delegue mais. E organize mais o seu tempo para fazer outras coisas que te proporcionem prazer.


 


Uma dica MUITO importante: ESCREVA! Coloque no papel seus planos e crie uma agenda de compromissos. Não tente guardar tudo na cabeça… O papel tem uma força misteriosa. Funciona!


 


Comece hoje mesmo com algumas dicas do planejamento e prepare-se para atividades que tem data para acontecer como, por exemplo:


 




  • que tal aproveitar o início das aulas e revisar a gaveta de roupa dos filhos? Certamente terão algumas peças que não servem mais… E com certeza tem gente precisando.


  • que tal organizar desde já os comprovantes do Imposto de renda? Logo chega março e melhor já ir organizando os recibos, comprovantes e documentos do ano passado.


  • E os emails do ano passado? Um bom momento para deletar tudo que não precisa mais ou que já foi resolvido, desde de mensagens, compromissos e folders antigos.

 


Enfim, um pequeno livro com grandes idéias. Obviamento, não estamos tratando de literatura, mas poderia sim, ser um livro auxiliar na sua cabeceira. Para folhear de vez em quando, e resgatar idéias e hábitos simples, rápidos e práticos.


 


Donna Smallin é também autora do livro “Organize-se” (Editora Gente). Conferencista e especialista em organização e simplificação da vida, ela é ainda colaboradora do jornal New York Times e da revista Reader´s Digest.


 


Na verdade, a idéia central é que não importa onde nem como você vai começar a se organizar. O importante é DAR O PRIMERO PASSO de alguma forma, de qualquer forma. COMECE agora mesmo!


 


Uma dica do Clube do Livro é comprar este livro. Por apenas alguns “trocados”, você ganhará um belo “empurrãozinho”. Já seria um bom começo!


 


Abraços,


 


Marco Barcellos  


 


 


“Organize-se num Minuto”


Donna Smallin


Editora Gente – 2004 (282 páginas)


 

 

Leia também:


 


Entre amigos*: ORGANIZE-SE (Ana Carolina Maciel)


 


ARTIGO: Devagar (Carl Honoré)


 


ARTIGO: O Valor do Amanhã (Eduardo Giannetti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima