Com o número crescente de novos profissionais entrando no mercado de trabalho, as empresas buscam capacita-los à desempenhar suas funções e os treinamentos técnicos sobre seus produtos (vendedores), bem como os treinamentos sobre como montar planos de ação (planejamento e marketing), são aplicados à exaustão.
Porém na prática, seus resultados não correspondem ao investimento realizado, e muito dinheiro e tempo são desperdiçados.
Na minha opinião, estas empresas estão investindo no tratamento dos “sintomas”e não combatendo as “causas”.
Quando você somente dá somente conhecimento para alguém, deixa para que o cérebro deste profissional ,seja o responsável por transformar o conhecimento adquirido em prática. E na maioria das vezes, por serem muito novos, este processo não se completa e os profissionais não conseguem desenvolver o que queremos deles e desistem de aplicar o conhecimento.
Quer uns exemplos:
Vendedores que só conhecem BAIXAR PREÇOS, como ferramenta de Vendas!
Aprender Inglês – sem praticar o cérebro e a língua ficam travados!
Desenvolvi em 2008 em conjunto com os amigos Arnaldo Sigrist e Sandra França e temos aplicado em equipes de várias empresas, uma Capacitação que tem como objetivo, fazer o cérebro dos profissionais desenvolverem sua capacidade analítica, para utiliza-las nas mais diversas tarefas, que necessitem de planejamento e com isso dar aos profissionais, a capacidade de transformar o conhecimento adquirido nos treinamentos e comportamentos.
Como aprender a nadar!
Combatendo a “causa”, para ter os resultados (“sintomas”) que queremos!
Esta Capacitação se baseia em estabelecer uma linha de raciocínio
Este modelo de capacitação pode ser utilizado em qualquer ramo de negócios e para todos os tipos de empresas, basta que o temas sejam modelados e adaptados para os diferentes mercados. Além de dar aos profissionais a possibilidade de utilizar o modelo até em sua vida pessoal. Exemplo: Viajar de São Paulo para Miami!
Como adultos só aprendem fazendo, durante a capacitação, os profissionais vão construindo um rascunho de um plano de ação, utilizando informações do seu trabalho ou função e este rascunho será utilizado cada vez que precisar “PLANEJAR”.
“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”
twitter @mfmazza – site www.mfmazza.com