Dando prosseguimento na hierarquia das necessidades de Maslow (1.970). Vamos subir um degrau:
3. Necessidade de Aprovação Social: necessidade de pertencer ao grupo seu comportamento então passa a buscar a aprovação de seus companheiros, mudamos para o 3º estágio ou degrau. Só lhe interessa o que vai fazê-lo parecer com o grupo a qual pertence.
Como reconhecê-lo?
Quem é que comprou por último uma TV de LCD e fez uma festa de inauguração? (não importa que vá pagar em 24 meses). Precisa se sentir como parte integrante do meio. Normalmente é o alvo preferido das empresas que buscam lançar novos produtos ou daquelas que vendem marcas. Todo seu comportamento é voltado aos seus colegas e como se aproximar e ser admirado. Forte influencia da necessidade de reconhecimento público.
Saiu e foi no shopping mais perto, entrou na loja da Brooksfield e comprou camisas novas, enfiou o pé no cartão de crédito e comprou um terno, sapato e meias.
O famoso uniforme de gerente de uma grande empresa.
Se você hoje esta nesta fase, não se preocupe vai passar, a hierarquia de necessidades é progressiva.
Dependendo da época de sua primeira promoção, ganhou o famoso kit “bobão” (para não dizer outra palavra): IPHONE, Notebook (IPAD é para diretores) e que de acordo com sua posição teriam mais ou menos tecnologia (nas empresas parece com roupa de irmãos, conforme você cresce a roupa do mais velho passa para o mais novo).
E mais, ficar esperando o final do ano para poder concorrer com os outros gerentes pela famosa caneta Montblanc no jantar de final de ano. Dormir em pensão, nunca mais agora só aceitava as grandes redes, comida só em restaurantes, lanchonetes não, você agora é um “gerente”. Lembra da hora de comer, quem adorava um pão com mortadela agora exige o carpaccio como entrada e põe defeito até na qualidade do mamão servido no café da manhã. Que mudança hein?
Depois o tempo foi passando (ou esta passando para alguns), você esta amadurecendo e não sabe por que, mas começou a dar valor na simplicidade, na pouca ostentação e começou a comemorar sozinho, intimamente suas grandes vitórias, nada de badalação; nem os famosos bajuladores você tem paciência e o melhor já consegue identificá-los.
4. Necessidade de Auto Estima:
Com o amadurecimento pessoal, a necessidade passa a ser atender seus anseios e aspirações pessoais. Agora que este funcionário amadureceu e esta mais seguro de sua própria vida, começamos a reconhecê-lo por atitudes mais pessoais como cursos de especializações ou um exemplo simples, compra as coisas e não fica espalhando para os outros e outro ponto importante começa a ser imitado e não mais imitar.
Utiliza sempre a frase “é para o meu bem”.
5. Necessidade de Auto Realização:
Não adianta vir com prêmios materiais ou reconhecimento público, basta não ignorar o que ele fez ou faz, porque ele mesmo sabe o que fazer e como ajudá-lo; bem como sabe servir de exemplo.
Esta pirâmide deveria ser utilizada em vários deptos. nas empresas, afinal tanto marketing como vendas podem utilizá-la como ponto de partida para identificação de público alvo em campanhas de vendas.
Exemplo 1 (Marketing e Vendas): se você fosse um vendedor ou um marketeiro de uma empresa que comercializa TV de Plasma, qual o tipo pessoas você iria concentrar seus esforços?
E no caso de empresas de seguro residencial?
E no caso de carros blindados?
Exemplo 2 (RH): E no caso de uma premiação por desempenho, para quem você deveria dar o prêmio na forma de dinheiro e para quem você daria como uma placa entregue em uma reunião formal?
Pensando em tudo isto que conversamos, a forma de treinar e capacitar estas pessoas pode ser igual para todos?
Já pensou falar em estratégias de perpetuação de sua empresa com pessoas que estão posicionadas em necessidades básicas.
O que acontece com o profissional que depois de um longo tempo de empresa é demitido? Volta imediatamente de onde esta na pirâmide para necessidades básicas. Por isso muitas empresas promovem planos de desligamento.
Identificar produtos ou serviços para que atendam a cada tipo de necessidade é o segredo de uma empresa de sucesso.