Não quero comprar um produto de você… quero alugar, assinar ou emprestá-lo…. Se eu acabar comprando, quero poder usá-lo com outros produtos, e alugar, re-vender, trocar ou até mesmo emprestar… Nossa relação sempre foi de grande compromisso e dedicação, com muita seriedade. Você sempre me disse o que comprar e eu comprei, e comprei, e comprei… mas quero mudar isso!
Não é você, sou eu. Nosso mundo mudou, e as minhas predileções também! Desde aquele conceito social, a ineficiência, a pressão econômica, tudo isso fazendo com que a tecnologia me facilite me comunicar, encontrar outros consumidores que tem as mesmas idéias e problemas, e assim melhor satisfazer minhas necessidades. Eu estou mudando assim:
Vou usar aquele site AirBnb para minhas próximas férias – ao invés de me hospedar em um hotel – e uso Uber e Lyft para ir pra cá e pra lá, sem usar o tradicional taxi… simplesmente coloco meu carro extra no pool do RelayRide para aluga-lo para outras pessoas, e no aniversário da minha esposa, comprei uma assinatura do Rent the Runway, ao invés de comprar um novo vestido pra ela.
No trabalho, como dono do meu negocio, procurei no LiquidSpace um espaço para locação no regime por demanda. Eu uso a ferramenta / website TaskRabbit para contratar pessoas tanto no trabalho como em casa, ao invés de usar os meios tradicionais.
Por isso, eu estou mais interessado em alugar, assinar ou mesmo emprestar produtos, ao invés de comprar logo de cara. Se eu decidir comprar algo, quer ter certeza que terá um valor de revenda, pois vou querer vendê-lo ou alugá-lo e ganhar algum dinheiro com isso. A sua oferta tem que considerar essa questão.
Isso também quer dizer que a relação que eu tenho com as outras pessoas, como as que eu alugarei meu carro com o RelayRide ou vender meu produto também mudou. Essas relações agora são baseadas em um sistema de reputação que está intrínseco nas redes sociais e são tão ou mais importantes que a sua marca.
Eu ainda te amo, só que é diferente. Se quiser ter uma relação comigo, deve reconhecer que não é exclusiva, o que acontece entre a gente mudou. Você deve oferecer alternativas além do “compre meu produto”.
Aproveitando: Eu ainda quero acesso as ofertas, mas não preciso ser bombardeado.
Abraços de seu melhor amigo,
Eric