Fazer o Que?



Os 10 Mandamentos


Raphael Crespo | Blogosfera | 27/03/2009 15:20

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Antes de ligar para qualquer call center, observe atentamente os 10 Mandamentos criados pelo blog “Senhor, estarei te irritando…”:

1 – Registre tudo o que ocorreu na ligação. Tenha sempre, em mãos, papel e caneta ou, se possível, um gravador ligado à linha telefônica. Neste caso, faça o operador provar de seu próprio veneno e informe: “Esta ligação está sendo gravada”. Garanto que ele vai andar na linha;

2 – Tenha muita paciência! Pelo menos nos primeiros minutos da ligação;

3 – Não permita que o operador de telemarketing, principalmente do estilo receptivo, lance mão do gerundismo. Quando um atendente diz que vai “estar providenciando”, ele, na verdade, vai “estar te cozinhando em banho-maria”. Ele vai, apenas, “estar lançando” uma solicitação em seu sistema, para “estar passando” a bola para longe de sua alçada e “estar fazendo” com que você entre numa fila virtual até “estar chegando” a instâncias superiores, que poderão, ou não, “estar resolvendo” seu problema. Portanto, exija que ele “PROVIDENCIE”! ;

4 – Deixe uma jarra de suco de maracujá bem gelado, um copo e calmantes ao lado de cada aparelho telefônico de sua casa. Mantenha uma jarra pronta, também, dentro da geladeira, caso faça ligações pelo seu celular;

5 – Se o problema que precisa resolver é recorrente e está se arrastando há muito tempo, mantenha um histórico de todas as ligações que você fez para o mesmo call center, com nomes dos atendentes e os números de protocolos que recebeu. Este mandamento depende inteiramente da observação e cumprimento, à risca, do Mandamento 1 ;

6 – Esteja em dia com as mensalidades de seu plano de saúde e verifique se o mesmo tem cobertura para consultas psiquiátricas;

7 – Ameace, sempre, entrar na Justiça contra a empresa. Cumprir os Mandamentos 1 e 5 é fundamental para que seus argumentos façam o operador levar a sério tais ameaças;

8 – Se for hipertenso, certifique-se de estar ao lado de uma pessoa dotada de um celular e capaz de lidar com emergências. Se a irritação te levar a níveis extremos, você pode ficar inconsciente e ainda estar com o telefone ocupado. Lembre-se que esse cuidado será em vão se o Mandamento 6 não for cumprido;

9 – Você pode sentir vontade, durante uma ligação, de jogar o telefone na parede, correndo o risco de quebrá-lo. Por isso, tenha sempre um aparelho de reserva para efetuar uma substituição rápida. Isto pode ser crucial para você manter a ligação e não ter que passar por todos os cansativos procedimentos de menu eletrônico até chegar a falar com o atendente. Atenção: muitas vezes, o cumprimento dos Mandamentos 2 e 4 não garante, de forma 100% segura, que você não terá um acesso de raiva;

10 – Nunca se dê por vencido, mas procure não se alterar. Se você não xingar ou ofender de qualquer outra forma, o operador não poderá desligar na sua cara. Cumpra bem os Mandamentos 1 e 7 , para que o atendente tenha medo, até mesmo, de “fazer a ligação cair por acaso”. Se for preciso, fique duas, três, quatro horas no telefone e tente vencê-lo pelo cansaço.


Texto publicado originalmente no blog Senhor, estarei te irritando…


 

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