Foco e Segmentação serão fundamentais.
Todos os anos o primeiro trimestre é o mais difícil, mas 2009 será especial. O desemprego vai trazer consequencias enormes para a inadimplencia. O Gregório fez um aocmentário muito correto. Para ter resultado teremos que tratar ainda mais o caso a caso. É absoluta verdade. E acredito que pelo cenário a inadimplência vai impactar primeiros os negócios com Pessoa Jurídica e neste segmento o resultado só aparece com tratamento diferenciado, caso a caso, buscando soluções diferenciadas, com pagamento em produtos, serviços, com carência etc etc. E neste ano vai ser necessário muita criatividade e convencimento para aprovação junto as áreas de risco e crédito, nas soluções de cobrança.
Augusto, sua perspectiva, como sempre, corretíssima. Personalizar atuando num mercado massificado será sem dúvida o passaporte para melhor enfrentar a inadimplência, que vem com tudo no segmento de veículos, bancos, cartões e varejo de um modo geral. Que fique claro que isso não é uma opinião, é um fato, os números das empresas estão ai. Com desacelaração econômica e desemprego, aumento de inadimplência é inevitavel. O nome do jogo passa a ser “flexibilidade”.