Formação acadêmica x oportunidade de emprego

Nos dias atuais, a graduação torna-se algo imprescindível e o mercado de trabalho procura profissionais que busquem novos conhecimentos constantemente.Mas, ressalto que a busca por um curso especifico tem que ser bem pensado, pois me deparo com profissionais que estudam e não sabem quais as possibilidades que o curso trará futuramente e fazem apenas para acrescentar algo no currículo.
As empresas avaliam, além da formação, o conhecimento “comprovado”, digo isto para frisar que não adianta cursar, por exemplo, Educação Física e buscar oportunidades na área Administrativa.Outro ponto importante com relação a formação é que ainda encontramos pais que transportam a carreira profissional e familiar para os filhos e estudar apenas por estudar não leva ninguém a lugar nenhum.
Após a decisão do curso, é necessário dedicação, persistência e fazer com que o conhecimento teórico seja aplicável, por isso, o ideal é procurar por uma oportunidade de estágio desde o primeiro ano, onde se possibilita a inserção no mercado e equilibrar o conhecimento teórico com vivência prática. Não adianta procurar o retorno da graduação após do término do curso.
Não discrimino pessoas que buscam cursos extracurriculares em instituições não reconhecidas, mas acredito que seja ilusório crer que terão retorno imediatista no âmbito profissional. Digo isso pois entrevisto candidatos que fazem cursos em que a instituição promete uma colocação no mercado de trabalho, e isto é algo preocupante, já que não há como garantir a recolocação.
Em minha visão, a formação acadêmica é um ponto crucial, mas a competência em utilizar seu conhecimento é de suma importância e a sorte só aparece quando façamos que ela apareça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima