Em qualquer profissão sabemos que a pressão será uma constante em nossos dias. Na área de call center isto não é diferente. Metas, emoções, prazos, frustrações, necessidades, conflitos – são tantos fatores envolvidos nas relações deste serviço que às vezes as informações e pessoas parecem se fundir num grande caldeirão de sentimentos.
A primeira observação deste cenário já mostra sua complexidade: é o envolvimento direto de pessoas com pessoas e para pessoas. Não tenho a intenção de entrar em detalhes (call center receptivo ou ativo, estresse físico ou psicológico, remuneração, etc.), ou generalizar, já que muitos profissionais adoram trabalhar em call center e as situações são inúmeras.
Meu objetivo com este artigo é, humildemente, mostrar dicas de como aliviar ou superar o estresse que, definitivamente, surgirá num momento ou outro. Assim, aqui ficam algumas dicas:
Respire! Uma boa respiração favorece todo o corpo e estimula pensamentos positivos;
Lembre-se de que todo contato com o cliente é profissional e não pessoal, ou seja,no caso de haver alguma frustração ou alteração de ânimos por parte do cliente, esse eventual negativismo não é direcionado objetivamente a você, e sim subjetivamente à situação;
Tenha bom humor, e saiba levar as diferentes situações com bom ânimo;
Seja sempre cordial e respeitoso, e com certeza você inspirará a grande maioria dos clientes a agirem da mesma forma com você;
Converse com colegas ou supervisores – todos passam por situações de estresse e é sempre bom desabafar as dificuldades e compartilhar as soluções;
Relaxe, alongue-se e mantenha o pensamento focado em energias positivas.
O mais importante é saber que você é quem determina se seu dia será bom ou não. Portanto, manter-se firme e focado (a), agir com profissionalismo e cordialidade, e firmar o pensamento de que nenhuma energia negativa poderá atingir o seu bom-humor, muito menos estragar o seu dia. Você pode!