Olá Fanáticos,
Não sei você, mas eu estou cansado,
verdadeiramente cansado de ver empresas, de todos os tipos e tamanhos dizendo
que “seus atendimentos” são Humanizados… Arghn!
Humanizados? Bhur!
Se “Humanização é a
ação ou efeito de humanizar, de tornar humano”, percebo
que essas empresas não
estão erradas, pois estão levando o conceito ao pé
da letra, com Centrais de Atendimento cheias, com dezenas ou até centenas de
Posições de Atendimento Humanizadas = Cheias de Humanos…
O problema é que não estamos “Humanizando
do Pescoço para cima“… Humanizamos da maneira mais simples, como
sempre fizemos, desde os Operadores de Telex e Digitadores do passado…
Aliás, eu já fui “Operador de Telex”, e acredite, dos
melhores, diferenciado, se é que podemos imaginar algo assim para esta
função… [mas eu contarei
isso em outro momento]
Operador Padrão, Supervisor Padrão,
Gerente Padrão, Qualidade Padrão… E queremos Diferenciação, queremos Custos
Menores, queremos Humanização… Aff´s!
Onomatopeias à parte, enquanto
estruturarmos nossos Atendimentos pensando no Padrão, no Mediano, no Comum,
enquanto insistirmos em não entender que o verdadeiro valor das pessoas está do
“Pescoço para Cima”, só conseguiremos entregar Atendimento Humanizado no Padrão
“Operadores de Telex”, Vala Comum Total…
O que foi, por que está torcendo o nariz?
Mais uma vez estou falando de prática
e sei que isso incomoda. Não estou falando de discursos de Palestras, de “Visão,
Missão e Valores”, não estou falando de Propostas Comerciais… Por isso Entendo
que isso te incomoda…
Mas enquanto você conseguir, como
Responsável pelo Atendimento da sua Marca/Empresa, encostar a cabeça no
travesseiro e dormir, acreditando que seu Atendimento é
bom, é Humanizado, vai lá e Durma em Paz. Zzz!
Mais
uma coisa importante, que talvez colabore para tirar o
seu sono de uma vez: Humanizado envolve também a maneira como você trata os
Profissionais de Atendimento (todos os colaboradores da sua empresa)… Eles
possuem estrutura adequada, se alimentam confortavelmente sentados, se
alimentam? É, eu sei, a verdade, na prática dói!!
Bons sonos, ou pesadelos…
Alessandro Xavier
Este não é apenas um texto de opinião, mas o que de fato acontece na realidade das Centrais de Atendimento ao Cliente, a princípio, sim, “cheia de humanos”, mas falta o sentimento da humanização, do interesse genuíno pelas pessoas, colocar-se no lugar do cliente a ponto de sentir-se como ele quando a necessidade do cliente não é atendida, ou ainda, quando a postura de atendimento não é a mais adequada.
Bom dia amigo , se me permite assim chama – lo , li todo seu blog e admirei seus comentários , peço sus gentileza e o favor que possa me enviar seu e-mail de contato para eu enviar me CV para você analisar e me ajudar a uma nova recolocação , pois eu acredito muito que isso poderá ocorrer através desse trabalho seu com muito foco e objetivo.
obrigado pela atenção , desde já ate agradeço , aguardo seu retorno.
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