Na última quarta-feira (19/7), a Livraria Cultura anunciou a compra das operações da rede francesa de livros e produtos eletrônicos FNAC no Brasil, anunciaram as duas empresas através de comunicado oficial. Porém, o valor do negócio não foi divulgado e a conclusão da venda deve ocorrer nas próximas semanas.
A FNAC Darty licenciará a marca FNAC e fará uma recapitalização para ajudar a melhorar sua posição de mercado no Brasil. Para a rede francesa, o acordo vai permitir à Livraria Cultura diversificar sua atividade com os produtos técnicos da empresa.
Varejista de produtos
editoriais e eletrônicos, a FNAC possui 12 lojas em sete estados brasileiros e
atividades de comércio eletrônico. A companhia opera no Brasil desde 1999 e
emprega hoje cerca de 550 funcionários. Segundo o grupo francês, as operações
no Brasil são responsáveis por menos 2% das vendas anuais do grupo, de 7,4
bilhões de euros.
editoriais e eletrônicos, a FNAC possui 12 lojas em sete estados brasileiros e
atividades de comércio eletrônico. A companhia opera no Brasil desde 1999 e
emprega hoje cerca de 550 funcionários. Segundo o grupo francês, as operações
no Brasil são responsáveis por menos 2% das vendas anuais do grupo, de 7,4
bilhões de euros.
Em fevereiro, a FNAC anunciou a
intenção de se retirar do Brasil, ao mesmo tempo em que indicou que
a companhia havia registrado um resultado líquido em equilíbrio (zero) em 2016.
A FNAC já havia apontado, há alguns anos, dificuldades para atingir um nível
crítico no país.
intenção de se retirar do Brasil, ao mesmo tempo em que indicou que
a companhia havia registrado um resultado líquido em equilíbrio (zero) em 2016.
A FNAC já havia apontado, há alguns anos, dificuldades para atingir um nível
crítico no país.
Já a Livraria Cultura foi
fundada há cerca de 70 anos e tem hoje 18 lojas, além da operação de comércio
eletrônico. O faturamento em 2016 foi de R$ 380 milhões. Segundo a empresa, a
união entre os dois grupos criará “valores e sinergias, compartilhando culturas
similares” e permitirá que a empresa diversifique ainda mais os seus
negócios através de novas linhas dos produtos e serviços.
fundada há cerca de 70 anos e tem hoje 18 lojas, além da operação de comércio
eletrônico. O faturamento em 2016 foi de R$ 380 milhões. Segundo a empresa, a
união entre os dois grupos criará “valores e sinergias, compartilhando culturas
similares” e permitirá que a empresa diversifique ainda mais os seus
negócios através de novas linhas dos produtos e serviços.