Mediando conflitos e facilitando diálogos



A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman está com inscrições abertas para o curso Mediando conflitos e facilitando diálogos. O treinamento tem como objetivo conceituar a Mediação e a sua utilização no contexto empresarial e organizacional, fazendo com que as relações de impasse com seu público possam ser resolvidas de forma construtiva.

As aulas serão ministradas nos dias 13 e 14 de agosto, das 9h às 18h, na Fipe, em São Paulo (Alameda Casa Branca, 35, 4º andar). O curso é destinado aos profissionais de ouvidoria, SAC, Central de Relacionamento, Jurídico, RH e demais funções de gestão de relacionamentos com diversos públicos.


Focada na Mediação Transformativa, onde se priorizam as transformações e o enfoque positivo do conflito, a comunicação será trabalhada a fazer com que as partes contribuam para criar um contexto colaborativo de conversações e ações, convidando as pessoas a construírem juntas novas soluções e possibilidades para suas questões.


Investimento
O investimento é de R$ 700,00 para associados e de R$ 1.000,00 para não-associado. As empresas que inscreverem mais duas pessoas, a terceira paga R$ 700,00.


Forma de Pagamento
Depósito bancário na seguinte conta:
Banco Itaú – Agência 0190 – C/C 17769-6 – Associação Brasileira de Ouvidores.


Inscrição
Os interessados deverão preencher a ficha disponível no site www.abonacional.org.br, até 5 de agosto.


Conteúdo




  1. A mediação dentro do contexto da pós-modernidade: paradigma moderno e pós moderno.
  2. Entendimento e conceituação do que é o conflito numa abordagem para transformação das relações nas organizações/empresas.
  3. Métodos alternativos de resolução de conflitos: negociação, conciliação, mediação e arbitragem.
  4. Função do Mediador como facilitador do diálogo e princípios fundamentais da Mediação.
  5. Conceituação da Mediação – abordagens mais utilizadas no ambiente organizacional/empresarial:
    – Técnicas de Negociação de Harvard;
    – Princípios de reconhecimento e empowerment de Bush e Folger.

  6. Construindo recursos para a função mediadora na Ouvidoria:
    – Etapas na construção de uma conversa mediadora,
    – Técnicas de escuta e
    – Uso de perguntas.

Instrutores


Monica Burg
Psicóloga – Terapeuta individual e familiar, e Mediadora especializada no modelo Transformativo da Mediação em casos familiares, empresariais e comunitários.
Capacitada em Mediação pelo Instituto FAMILIAE de São Paulo em 2000 e em Arbitragem pelo TAESP em 2001.
Membro da equipe Docente em Mediação Familiar, desde 2001. Supervisora da Oficina de Prática em Mediação no Instituto FAMILIAE.
Publicou artigo sobre “Mediação em contexto de violência” no caderno do FAMILIAE. Palestrante em escolas desde 2000, sobre temas relativos à Mediação Transformativa.
Atua como mediadora em consultório particular desde 2002.
Membro da equipe de formação de Mediadores do Instituto Familiae.
Capacitadora no projeto de Justiça Restaurativa no programa de Justiça em Círculos.


Sueli Renberg
Psicóloga pela USP de Ribeirão Preto, com especialização em Administração de Recursos Humanos pela FGV – SP e MBA em Marketing pela ESPM – SP.
Mediadora de Conflitos formada na abordagem transformativa pelo Instituto FAMILIAE.
Atuou 18 anos em Recursos Humanos e por 10 anos como Ouvidora/Ombudsman do Grupo Pão de Açúcar, inicialmente com foco no consumidor e os últimos cinco anos como Ombudsman do Fornecedor. Também foi membro dos comitês de Ética e do Orientador de estratégias de sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
Participou do desenvolvimento e organização de Oficina sobre Gestão da Cadeia de Valor (2005) da Conferência Anual do Instituto Ethos.
Como Mediadora atua em empresas familiares e sociedades facilitando a organização de acordos societários preventivos e em mediações de conflitos e impasses familiares. Participa de um grupo de Mediação no Fórum de Pinheiros facilitando diálogos dentro de audiências de conciliação.
Atualmente é sócia/gestora da AUDIRE Consultoria Ltda, dedicando-se:


– ao assessoramento na implementação de Ouvidorias;
– na capacitação de equipes de Ouvidorias e de áreas de Relacionamento;
– na capacitação de profissionais no uso da Mediação em empresas e nas técnicas de Negociação de Harvard.

FICHA DE INSCRIÇÃO

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