Vou iniciar minhas publicações no Blog da Bolsa me apresentando através da apresentação das minhas consultorias: a Movimento Incluir e a Talento Incluir.
Iniciei meu trabalho com a Movimento Incluir, em 2006, após ter atuado como consultora de inclusão no mercado, porém na impossibilidade de trabalhar a inclusão da maneira que eu idealizava, resolvi abrir caminhos no mercado de trabalho com a minha energia centrada nos meus ideais.
A Movimento Incluir é uma consultoria de inclusão de pessoas com deficiência nas empresas com foco na quebra de barreiras físicas e atitudinais para a recepção dos profissionais com deficiência com responsabilidade, respeito e igualdade de tratamento e oportunidades.
Desde 1998, trabalho na Movimento, uma empresa de Qualidade de Vida no trabalho, antes do meu acidente, em setembro de 2001, dava aulas de ginástica laboral (sou educadora física) em clientes da Movimento, 3 meses depois do acidente, fui convidada pelas sócias proprietárias da Movimento para assumir o departamento técnico da empresa. Passei a elaborar as aulas que os outros professores aplicavam.
Elas acreditaram em mim, e sem dúvida alguém acreditar que mesmo com uma deficiência física eu ainda poderia ser produtiva numa área totalmente física, foi umas das grandes contribuições para minha superação emocional.
Depois de um tempo, fui ficando independente e assumi outras tarefas na empresa, dentre elas, atendia os clientes da Movimento com programas de qualidade de vida no trabalho. Lá para 2004, as empresas me questionavam sobre a Lei de Cotas, se eu tinha algum amigo para indicar. Eu não entendia nada disso, este tema passou a me interessar. Comecei a estudar o assunto, fui convidada para trabalhar com treinamentos de inclusão nas empresas, me afastei da Movimento por um ano.
Em 2006 bati na porta da Movimento e propus sociedade para as sócias diretoras, aquelas mesmas que acreditaram em mim no início do meu acidente, em um novo negócio: a Movimento Incluir! Elas toparam na hora. Assumiram o risco de arcar com os meus salários nos primeiros meses, porém isso aconteceu apenas nos dois primeiros meses. Em quatro meses a Movimento Incluir pagou o investimento da Movimento e juntou um bom caixa que nos permitiu investimentos para divulgar nosso trabalho e aumentar nossas possibilidades de negócios. Foi assim que passei a ser sócias das minhas ex-chefes!
Hoje, junto comigo, está a equipe da Movimento e a Jucilene Braga, uma consultora / psicóloga com deficiência visual. Ela está me apoiando nas visitas comerciais, na prospecção de novos clientes e nos treinamentos. A Tabata Contri também é uma pessoas que conto para alguns trabalhos de sensibilização!
Temos também uma arquiteta que faz os trabalhos de acessibilidade. A Claudia Lambertini é uma ótima profissional, entende muito de espaços acessíveis e também atua como fiscal da prefeitura.
Na Movimento Incluir o foco é a empresa, porém as pessoas com deficiência também precisam de preparo e informação para se dar bem no mundo corporativo. Além disso as empresas que atendemos na Movimento precisava de recrutamento e seleção dos profissionais para completar o programa que estruturávamos e isso a Movimento Incluir não faz. Daí, em 2008, idealizamos Talento Incluir, uma nova empresa com foco nas pessoas com deficiência. Por uma questão contratual e de investimentos, não conseguíamos oferecer este trabalho pela Movimento Incluir.
Penso que o destino está sempre aberto para as minhas necessidades e vontades, e assim recebi o convite da minha melhor amiga, a Juliana Ramalho, para abrir a Talento Incluir, junto à Talento Senior, uma empresa de Recrutamento e Seleção e assessoria à profissionais seniores que ela já tinha com sua prima Larissa Ramalho.
Tenho duas empresas, com 2 sócias diferentes de cada lado, nenhuma delas tem deficiência, mas sem dúvida acreditam em mim e na possibilidades que podemos oferecer às pessoas com deficiências deste país que nãos tiveram a mesma oportunidade que eu tive.
A Talento Incluir tem um diferencial enorme em relação ao que o mercado oferece, pois sem esquecer a necessidade que os nossos clientes (empresas) tem de contratação de profissionais com deficiência e cumprimento da legislação, nós valorizamos e tratamos o nosso outro cliente (candidato com deficiência) com o devido respeito que ele merece e precisa.
Na Talento Incluir atuamos eu, a Larissa (minha sócia), a Elisângela que é nossa analista de RH e vez em quando contamos com a experiência da Fátima Novaes, uma psicóloga especialista em desenvolvimento de carreira que soma mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras.
Em menos de um ano já formamos um banco de currículos com mais de 500 pessoas e já incluímos 10% deles, os que nos dá a certeza de um trabalho bem feito e assertivo.
Seguimos dois caminhos:
Seguimos dois caminhos:
Buscar candidatos a partir das vagas abertas nas empresas que nos procuram.
Buscar oportunidades a partir dos candidatos que nos procuram.
O segundo caminho é o mais difícil, porém o que mais nos realiza. Quando percebemos que conseguimos aquilo que o candidato mais precisava e desejava, nossa felicidade é dobrada.
O trabalho dessas meninas é fabuloso, parabéns pela iniciativa
que as duas possuem.Bjos.
O trabalho dessas meninas é fabuloso, parabéns pela iniciativa
que as duas possuem.Bjos.