O desafio de recrutar e selecionar profissionais para a área de Call Center

O desafio de recrutar e selecionar profissionais
para a área de Call Center aponta cada dia mais, para um novo caminho. Nós, que
atuamos na área de 
recrutamento e seleção de profissionais para Call Center (atendentes,
monitores, back-ups,
supervisores) percebemos que é necessário algo além da mera capacidade de
identificar pessoas que gostem de falar com pessoas, que tenham boa entonação
de voz, formação acadêmica  e esteja procurando emprego.

 O processo de seleção pode ter todas
as etapas, que segundo PONTES (1988), inicia-se com uma triagem, isto é, com
uma entrevista rápida que tem por objetivo analisar se o candidato possui os
requisitos exigidos para o cargo. O segundo passo é a aplicação de testes de
conhecimento ou de testes psicológicos, que são realizados por algumas
empresas. O próximo passo são as entrevistas de seleção, nas quais se busca
conhecer o potencial do candidato, sua motivação, seu interesse para o cargo.

Por
mais que aprimoremos as metodologias de avaliações as fontes de 
recrutamento,  os testes
psicológicos e as entrevistas de seleção, as empresas
amargam uma dura realidade. Realidade esta  marcada por “turnover” índices altíssimos
de faltas, atestados médicos frequentes, desmotivação
dos profissionais (atendentes e supervisores).

As
empresas investem milhões em tecnologia, processos de contratação, treinamentos
e campanhas de incentivos ou “motivação”, se assim podemos falar, uma vez que
não
motivamos as pessoas,
mas
 criamos condições para que elas se auto motivem ou
encontrem sua própria motivação. Tudo isso para atender, cuidar e
fidelizar  clientes em busca de resultados; porém, na maioria das
vezes não  conseguem. Sabemos que para fidelizar os CLIENTES EXTERNOS é
necessário primeiramente que as empresas fidelizem os seus  CLIENTES
INTERNOS. Aqueles que são responsáveis em vender seus produtos/serviços,
conquistar e reconquistar seus clientes, resolver  problemas, mudar uma
imagem negativa criada pelo seu cliente.

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