Obrigado Maestro!


Uma vez tive a oportunidade de participar de uma dinâmica, com a Orquestra Sinfônica de São Paulo, onde pudemos vivenciar todo o trabalho realizado pela orquestra, comparativamente a uma empresa. 


Aproveito para recomendar este tipo de trabalho para sua empresa, à experiência é fascinante e os resultados, altamente perceptíveis no ambiente interno da empresa.  


Não existem diferenças conceituais entre uma empresa e uma orquestra, ambas buscam objetivos similares, por isso as estruturas são tão parecidas e conceitualmente sua estratégia também.


Qual o objetivo comum entre uma orquestra e uma empresa?


Respondeu certo que pensou GANHAR DINHEIRO
Isto mesmo as duas buscam através de seu trabalho ter receitas que permitam que ambas sobrevivam e busquem sua perpetuação.  

Até parece que muitas vezes ganhar dinheiro é o pior crime da humanidade, 

Por isso muitos elegem outros objetivos como principais. 
Ganhar dinheiro com o fruto de seu trabalho não é crime é o resultado de todo um esforço e dedicação. Nem as organizações filantrópicas sobrevivem se não tiverem receitas maiores que seus custos.

Não vou entrar no detalhes daqueles que iludem o povo e buscam ganhar dinheiro de forma… deixa pra lá a Lava Jato vai limpar esta podridão, espero que sobre país para ser reconstruído


Vamos analisar a estrutura de cada uma e analisar os pontos convergentes:

 

ORQUESTRAS                          EMPRESAS

 

                                  MAESTRO                     DIREÇÃO / EXECUTIVOS

             1º VIOLINO                              GERÊNCIA

                                     MUSICA                              ESTRATÉGIA

                                   MUSICOS                          COLABORADORES

                                 PARTITURAS                 PROCESSOS INTERNOS

                                    ENSAIOS                             TREINAMENTOS

                                MANUTENÇÃO         “CARREGADORES DE PIANO”.

 

Cada função tem sua importância no resultado, o que aconteceria a esta orquestra se:  
 

1.O afinador de piano não estivesse comprometido com o resultado?  

2.De que adianta ter o melhor maestro, os melhores músicos, a melhor e mais bonita música, terem desenhado e ensaiado exaustivamente as partituras, se pessoas do suporte logístico podem comprometer todo o resultado? 

3.Seus os músicos não souberem trabalhar em equipe? 

4.Se não existissem os numerosos ensaios? 

5.Se o local onde será realizado o concerto não for apropriado? 

6.Se o público-alvo não for pré-definido antes, imagine esta orquestra abrindo o show do Led Zeppelin?
 
Sempre que sou convidado para palestras costumo ressaltar a importância de pensarmos como se fossemos nossos clientes, sem a miopia ou complexo de grandeza de que a empresa é Deus e que os clientes são obrigados a aceita-las goela a baixo.
 
Pense agora nas funções empresarias, do que adianta toda a estratégia adotada, se não conhecemos e trabalhamos voltados ao publico – alvo = CLIENTES,
 
Afinal são eles que “pagam os ingressos”.

Ö mundo é um mar de oportunidades, mas Você precisa saber nadar”
@mfmazza – www.mfmazza.com


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