Olá buscadores de resultados,
A mudança de comportamento é tão grande que
as pessoas entram no carro de um desconhecido sem medo de ser assaltado, apenas
pelas avaliações do motorista no aplicativo. Os likes, estrelas e cliques
garantem a reputação tanto do motorista no Uber quanto para os turistas que se
hospedam na casa de um estranho no Airbnb ou para qualquer um que compre pelo
Mercado Livre de uma pessoa que nunca viu pela frente.
Hoje
é muito comum fazer pesquisa na internet para verificar o que as pessoas estão
falando sobre o produto ou serviço e depois tomar a decisão pela compra desta
ou daquela marca. E isso não é novidade, é o velho boca-a-boca que evoluiu para
a web. Enquanto as empresas pensam que o importante é estar onde o cliente
está, em vários canais de atendimento ao mesmo tempo, os clientes pensam em
solução e que tipo de favor a empresa pode fazer por eles. A web e as mídias
sociais permitiram que houvesse uma abertura para o cliente exercer mais
pressão sobre as empresas pelo maior nível de exposição sobre as marcas.
Além
de respeito ao cliente, investir em atendimento é uma estratégia inteligente. O
foco na qualidade do serviço ajuda a aumentar a percepção da qualidade
envolvida na prestação do serviço. Isso evita que a conversa com os clientes
fique restrita apenas ao tema do preço e passe para a esfera da percepção de
valor agregado. Pesquisas apontam que se for para resolver até o telefone
serve, e mais, 53% dos clientes pagariam até
20% a mais por um serviço com atendimento diferenciado.
Com
a ruptura de tempo e espaço para
os negócios a concorrência acaba nivelada. Inclusive pode
ocorrer de forma impensável. Como água é um subproduto do carro elétrico, você
já imaginou que grandes empresas do setor de bebidas podem ganhar as montadoras
de veículos como concorrentes se estas resolverem vender água em garrafinha?
Pois é, o seu concorrente pode até estar longe de você, mas está apenas há um
clique de distância. O atendimento é o que vai diferenciar o serviço e
ajudar na construção da sua reputação.