O primeiro passo em todo planejamento
estrategico e conhecer o potencial de mercado em que sua empresa esta e a
partir dai identificar:
“o que
precisa ser feito” para ficar com o maior pedaco”.
Qual o tamanho da pizza (mercado)
e qual o tamanho do seu “pedaco”?
Esta satisfeito com ele ou ainda esta com fome?
Se você nao conhecer o tamanho de sua oportunidade, como poder correr atras sem saber do que?
market share (tem gente que gosta de
termos em ingres rsrs), mais popularmente conhecido como participacao de
mercado. Eu te pergunto: voce acredita que 20% e um bom resultado?
Parece que estou ouvindo sua resposta – Depende!
– Acertei?
Para muitas empresas atingir 10% ja poderia
ser considerado como um excelente resultado, imagine entao 20%? Mas para muitas
outras seria um resultado terrivel e cabecas vao rolar.
Um grande amigo (Negrini) quando falava com
equipes de venda perguntava:
“Quantas tetas tem uma vaca?.”
(VACA –
mulher do touro, animal que produz o leite que tomamos todo dia. Tem crianca moderna que acredita que leite e
fabricado como Coca Cola, rsrsrs)
Logo a resposta vinha – 5 tetas!
Dai vinha outra pergunta:
Se voce tem 20% de participacao no mercado de
leite, 80% do leite produzido esta ficando com quem? Se voce fosse o bezerro (filhote da vaca), estaria tomando so 1/5
do leite produzido e que deveria ser seu e pior outros bezerros (seus concorrentes) estao ficando com 4/5
e voce ainda estara com fome. Por isso seus concorrentes estao gordinhos!
Nunca vi nada tao motivador a buscar
resultados, como mostrar aos envolvidos, quanto estao perdendo ou deixando de ganhar! Mostrar quanto
de $ esta na mesa e outros estao ficando com ele e nao eles. Falar na linguagem correta para o publico correto!
que trabalham ganhando comissoes , ao inves de falar do tamanho do mercado
potencial, mostrei o potencial de comissoes estao na “mesa de jogo” e pergunteo
quanto eles acreditavam que era factivel ganhar.
no final uma participacao de mercado menor que 40%
Entao me responda, ainda acredita que 20%
esta bom?
sendo investido para buscar o crescimento da empresa, lucratividade e do
tamanho do potencial deste mercado ou seja, o famoso trade-off.
alcancar melhores resultados
Comece
1. Conhecendo melhor o tamanho da sua pizza; levante todas as informações disponíveis; faca (junto com seu time) um diagnostico detalhado da sua situação;
2. Construa uma SWOT analise e identifique seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças
3. Estabeleça objetivos audaciosos, porem factíveis,
4. Escolha os melhores caminhos (estratégias)
5. Construa um plano de ação que contemple tudo que precisa ser feito e o que você nao vai fazer!
6. Invista nas pessoas, transformando-as em profissionais capazes
Nao sou nenhum GURU, mas em todos meus anos
de trabalho (nao vou dizer quanto para
nao me chamarem de velho, rsrsrs) e ja sao muitos, aprendi que precisamos
mudar o modo de como apresentamos numeros, estrategias e como fazemos os
treinamentos de pessoas.
Em outros posts ja disse que acredito que
“…treinamento e para cachorros, pessoas a
gente capacita… e compromete…“
Se ficou curioso sobre isto: conheca mais
sobre “andralogia” ou contrate alguem que possa lhe ajudar a
transformar investimento em treinamentos em resultados efetivos.
Um grande abraco e excelente semana para
todos
“O mundo e um mar de oportunidades, mas voce
precisa saber nadar”