Uma boa nova: as pessoas, mais do que nunca, querem participar dos meios de comunicação. Além de consumir conteúdos querem também produzi-los. Nas empresas que trabalham, nas comunidades que convivem (através das redes sociais), nas empresas das quais consumem, nos blogs, wikis, portais e canais de TV por elas preferidos.
Parece um caminho sem volta. Talvez a maior revolução comportamental depois dos movimentos libertários dos anos 60 e 70.
A maior enciclopédia do mundo, o aumento da participação dos reality shows nas programações dos canais de TV (abertos ou fechados), as redes sociais que não param de crescer, os fóruns, blog´s e canais de Instant Message (IM) que se multiplicam a cada ano, são evidências deste fenômeno. No que diz respeito à Internet, definido como web 2.0.
Até na publicidade, já se observa uma crescente substituição das celebridades por depoimentos de consumidores, como na bem sucedida e emblemática campanha da marca Dove.
No mundo corporativo, além das novas mídias de interação com os clientes, como e-mail, fóruns, IM´s e blogs, diversos processos têm sido adaptados para abarcar a participação externa, que por vezes tem produzido conteúdo em maior volume e de maior relevância para os negócios do que os próprios colaboradores internos o fazem.
Até o processo de inovação de empresas que se diferenciam pelo mesmo, como IBM, P&G (Innovation Awards da The Economist em 2.007) e Boeing, está sendo remodelado, deixando de se limitar ao departamento de P&D, para basear-se em um modelo aberto de inovação (open innovation model), através da implantação de redes de colaboração entre funcionários, parceiros e clientes.
Certamente este fenômeno social irá acelerar a transformação do Call Center em um canal multimídia, um Contact Center, que por força da amplitude do fenômeno deverá operar integrado aos Portais Corporativos e em pouco tempo à Televisão Interativa.
E a sua empresa? Responda através do recurso “Comentários” deste blog: o quão próximo a mesma está deste fenômeno:
a. Sequer é discutido formalmente na empresa em que trabalho
b. Minha empresa já utiliza recursos ou está implantando ferramental para constituir uma rede de colaboração entre os funcionários, parceiros e clientes
c. Minha empresa está engajada e analisando os primeiros resultados desta experiência ou já está ampliando os recursos inicialmente implantados
Não deixe de enviar junto à resposta (a, b ou c), seu comentário.
Até a próxima postagem, quando a partir da compilação das respostas darei continuidade ao assunto!
a
Estava pesquisando sobre web 2.0 e encontrei seu blog.
Muito interessante a matéria sobre Web 2.0, mostra como os serviços oferecidos na Internet estão mudando o rumo de muitas empresas.
Eduardo
http://www.erlang.com.br
Sim minha empresajá faz uso desse recursos e temos sido “evangelistas” deste tema para muitas empresas que ainda nao fazem. Parabéns pela materia vou aguardar os seus proximoa comentarios.
abç
Olá Wanderley,
Nossa empresa se enquadra na categoria b). Após testes iniciais, estamos passando para uma fase 2, que vai colocar este canal de relacionamento como parte fundamental da estratégia de relacionamento da nossa empresa.
Você poderia comentar mais a respeito de sua experiência com web 2.0?
Obrigado,
Luís Fernando
http://www.smartconsulting.com.br
Caro Professor
Como um especialista tão importante como você, sempre com idéias maravilhosas está “out of order”?
Um abraço do amigo JX