Tenho recebido muitos comentários sobre os artigos que postei sobre – Preparar suas equipes de vendas. separei um de um vendedor-
“Como nós agentes de vendas fazemos para melhorar, pois lidar com publico é um pouco complicado ainda mais para as pessoas que não gostam de vendas. Muitas empresas não pagam para seus funcionários o que realmente eles merecem, pois às vezes um funcionario que não é formado trabalha muito mais e ate melhor que um formado, com graduação etc.. porem pelo simples fato de não ter um diploma somos usados. e isso não acho justo. Michele Gomes
Poderia ficar aqui listando todos comentários que tenho recebido, mas acredito que a solução passa por entender cada um dos pontos e tratá-los; podemos agrupar todos em três categorias:
- Processos Internos / Externos
- Tecnologia
- PESSOAS
Em primeiro lugar precisamos entender que VENDER não é tirar um pedido, faturá-lo e ponto final;
Vender é um processo com Começo, Meio e Nunca terá Fim ou como alguns consultores dizem: PRÉ VENDA, VENDA, PÓS VENDA e NOVA PRÉ VENDA…
Entender cada empresa e seu meio de abordar o mercado (estratégia de vendas) é o ponto inicial para planejarmos e executarmos os Processos Internos e Externos. E só assim temos como fazer melhor! E lembrando, esta análise nunca pode esquecer-se de considerar a “ótica dos clientes”.
Respondendo a Michele, nos que trabalhamos em vendas precisamos aprimorar sempre nosso conhecimento e habilidades para desempenhar cada vez melhor nosso papel. O vendedor é um CATALIZADOR, capaz de atender uma necessidade de um cliente com o benefício de um produto / serviço. De nada adianta os marketeiros criarem campanhas mirabolantes, propagandas, estratégias se os pontos de contatos com os clientes (nós vendedores) não formos capaz de traduzir em palavras e em Vendas!
VENDER é a conseqüência de um processo bem conduzido!
Eu mesmo quando estava pensando no quer ser na vida, no meu futuro; sempre dizia: A única coisa que não quero ser na vida é vendedor! Hoje 30 e tantos anos depois, acredito que não tem profissão melhor no mundo, afinal desde que Uma Cobra vendeu uma Maça pra Eva o mundo é o que é!
Não existe sem os vendedores (catalizadores) que satisfazem nossas necessidades com soluções.
Vender é como jogar futebol!
Você pode nascer com este dom, mas precisa se aprimorar sempre, aprender a chutar com o pé esquerdo, cabecear e entender como joga seu adversário. E vender é democrático, todo mundo pode saber vender, não precisa ser formado para esta atividade! Afinal, não conheço universidades de vendas ou mesmo MBAs ou Mestrados ou Doutorados nesta área.
As empresas precisam valorizar mais seus vendedores e para isto tem que INVESTIR em pontos cruciais:
- CAPACITAÇÃO – Habilidades e Competências
- CONHECIMENTO
- RECONHECIMENTO
E reconhecimento não é só premiar com $, esta é a pior forma de se reconhecer um trabalho (se vier sozinha), pois passa a fazer parte do salário (na mente dos vendedores) e quando não acontece o salário acaba e o mês continua. DESMOTIVAÇÃO!
Reconheça o trabalho realizado sempre! Uns simples parabéns têm efeitos maravilhosos!
Esta é a famosa teoria do CHA
C – Conhecimento H – Habilidade A – Atitude
1.Não adianta investir só no conhecimento técnico dos produtos de sua empresa para os vendedores.
2. Não adianta investir somente nas habilidades que eles necessitam ter.
3. Precisamos conquistar as Atitudes de querer fazer o que é preciso
Michele pense na felicidade que você tem levado aos seus clientes e quanto a vida deles melhorou depois que você atendeu suas necessidades.
Caso sua empresa esteja cansada de investir investir em treinamentos e não ver retorno em vendas eficientes, vamos conversar e mudar este quadro!
Bom Final de semana à TODOS
“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar“
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