Olá Fanáticos por Jogos Olímpicos,
Durante a inauguração da Vila Olímpica ontem (24/07/2016), o Prefeito Eduardo
Paes, rebatendo as reclamações da delegação australiana, disse: “…É
um dia para se comemorar. A Vila (Olímpica) é incrível, mais bonita e melhor
que a de Sydney. É natural que você tenha algum tipo de ajuste a fazer, mas
vamos fazer os australianos se sentirem em casa aqui. Estou quase botando um
canguru para pular na frente deles…”!!
Essa infeliz declaração, é o retrato mais verdadeiro e comum de como
insistimos em atender nossos Clientes!
Ou a Delegações não são Clientes, nossos Clientes, Clientes do nosso
Brasil?
Vejamos:
“…é um dia para se
comemorar…” | Quem está comemorando? A resposta deixa mais do que evidente, de que
quase sempre pensamos e agimos, sem a Empatia devida! Enquanto a Equipe
Brasileira, responsável por Construir/Entregar a Vila Olímpica, chefiados pelo
dito Prefeito, poderia comemorar, mas a Delegação Australiana está apenas
cumprindo, mais uma etapa da sua Preparação para os Jogos! Preparação que com
certeza não começou ontem, mas foi impactada por não cumprirmos essa etapa
adequadamente! A Comemoração deles virá com os jogos, em cada Prova, medalha a
medalha, coroando o longo período de preparação!
O Cliente não quer saber de comemoração, não agora! Ele ainda está se
preparando e a nossa Empresa, o Brasil, contribuiu negativamente para essa
Experiência!
“…A Vila (Olímpica) é
incrível, mais bonita e melhor que a de Sydney…” | Quem perguntou? Quer dizer que,
além de não entregar o básico, não encantar, ou melhor, não atrapalhar, você
ainda vai e “pisa” no Cliente, dizendo para ele que a Casa dele é
Pior! Já que a melhor Defesa é o Ataque, vamos comparar nossa incompetência, com a
incompetência do nosso Cliente, de 16 anos atrás. Reforço que não estou
afirmando que Sydney foi pior, e se fosse, ainda assim, não teríamos o Direito
de compararmos desta maneira!
“…É natural que você tenha
algum tipo de ajuste a fazer, mas vamos fazer os australianos se sentirem em
casa aqui…” | Não me diga! Aliás, não me diga mesmo, FAÇA! Tudo o que o Cliente
queria era isso e NÃO ENTREGAMOS! No dia a dia das nossas Ineficiências, o que
menos precisamos falar para os nossos Clientes é sobre o que deveríamos ter
feito e não fizemos. Isso ele já sabe! Já está sentindo na pele! FALEMOS
MENOS e FAÇAMOS MAIS!!! Mas FAÇAMOS ANTES!!!
“…Estou quase botando um
canguru para pular na frente deles…” | Pra fechar com Chave de Ouro, um
boa e criativa Piada! Quem Pediu Canguru? Alguém pediu Canguru? Óbvio que não! Quero
ressaltar que o Cliente, não quer Pedido de Desculpas, não quer Brindes, não
quer Ligação do Presidente, não quer Dinheiro de Volta, não quer
“Cangurus”! Lamentavelmente, insistimos em NÃO ENTREGAR o que foi
contratado! Lamentável é constatar que estamos mais preparados para as
Desculpas, Brindes, Ligações da Liderança, do que para fazer se cumprir aquilo,
apenas aquilo, que o Cliente Comprou e gostaria de Receber. Agora fazer
Piadas, inaceitáveis, em qualquer nível desta relação, não é digno de respeito
e por isso, tem o meu repúdio!
Vale dizer ainda, sobre a “Vila Olímpica”, que até o momento
da conclusão deste artigo, as delegações da Itália (que contratou pedreiros
para resolver os problemas das suas instalações) e da Argentina, também haviam
feito reclamações sobre suas instalações!
Falta Encantabilidade (Habilidade de Encantar), tanto para as
Delegações Olímpicas, quanto para os nossos Clientes do dia a dia!
E você, o que acha? Quantos Cangurus você já recebeu? Quais Cangurus
você já entregou para os seus Clientes?
Abraços,
Alessandro Xavier
Say, you got a nice blog post. Really Cool. faaeacgfebccegee