Conquistar a mente do consumidor! Como dizem e buscam os publicitários!
Traduzindo, ser percebido como o melhor e mais vantajoso na mente dos consumidores, para que quando existir a possibilidade de compra, seu produto ou empresa seja o escolhido.
Para atingir esta percepção as empresas hoje, utilizam vários tipos de técnicas e estratégias, desde colocar uma propaganda na novela das oito (que só começa depois das nove), patrocinar o BBB “n” Até o antigo, mas eficientíssimo “boca a boca”.
Tudo vai depender o tamanho do investimento a ser feito nesta divulgação.
Porém antes de todo este investimento as empresas precisam ter o mais importante:
O produto ou serviço, com qualidade, custo compatível e com fácil acesso dos consumidores potenciais.
Mas não é fácil chegar neste estágio, precisa “ralar muito“, investir muito em qualidade e entrega das promessas publicitárias.
A partir daí, quanto mais se satisfazem com este produto ou serviço, começam mentalmente aliar a esta sensação de satisfação à marca de um produto ou serviço e a sempre comparar o desempenho de um novo produto ou serviço ao padrão ou a referência criada com o primeiro produto.
Se você fosse comprar uma maquina fotográfica, qual seria a primeira coisa que vem a sua cabeça? Japonês – sabe por quê?
Infelizmente você hoje teve uma palpitação no coração seguido de uma taquicardia, os joelhos tremeram e você pensou: TOFU..!
Tenho que procurar um médico cardiologista urgente!
a) Saiu para buscar as “Paginas Amarelas”?
b) Ligou para o seu convênio, perguntando qual seria ou seriam os médicos disponíveis?
c) Sua mulher lhe disse que viu na televisão uma entrevista com o Dr. Ban Ban do Coração e Silva e que ao ligar a secretária dele lhe disse que a agenda do doutor esta lotada pelos próximos 3 meses, mas que devido a uma desistência (o paciente morreu) poderá lhe atender na sexta feira as 21 horas e que o preço da consulta será de R$ 1 mil.
Você topa?
Claro que topa, sua mente foi condicionada a juntar: qualidade com redução de demanda; isto é, quanto menos profissionais existirem maior será o preço e quem cobra mais caro é “melhor” do que quem cobra menos.
E se tiver que se internar em um hospital, qual será o primeiro que lhe vem na cabeça?
a) Aquele que ficou o ex-vice-presidente e fugurinha carimbada de todo político?
b) Aquele que foi a Hebe ?
c) Aquele que seu convênio lhe orientar?
d) Vai de SUS?
Percepção, primeira obsessão para quem quer ser Top of Mind!
Isso sim é conquistar amente de seus clientes, ser para eles a referência em bons produtos / serviços
Mas cuidado, um cliente mal tratado, mal atendido virá uma esposa (o) enfurecido!
Você conhece algum amigo /a da ex-esposa / o?
Atender bem é igual casamento, sempre cultivar o amor a cada instante
Boa semana a todos
“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”
@mfmazza
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Olá, Mazza! 100 de acordo com a questão da percepção e “Top of Mind”! No caso de serviços, em especial os da área da saúde, acredito que o comportamento orientado pela relação qualidade x custo, considerando clientes particulares tem seus dias contados com o maior nível de informação que temos hj. Abçs