Quando falamos de CRM, não podemos deixar de pensar em ferramentas tecnológicas e os famosos softwares de CRM; não considero importante ficar citando qual ou quais são os melhores; mas sim orientá-lo a ter muita calma na hora de comprar um!
Nem sempre o mais bonito é o melhor!
Procure conhecer cada um, a empresa fornecedora e principalmente a empresa que será seu provedor e customizador do software para o modelo operacional de sua empresa, com isso muito re-trabalho será evitado e muitas dores de cabeça também. Se ainda tiver dúvidas peça ajuda antes de decidir, contrate uma consultoria que irá lhe ajudar nesta escolha, tem muita gente boa e descompromissada no mercado.
A ferramenta só será eficiente se atender uma ou
mais necessidades existentes.
Todo ser humano tem, teve e terá problemas com novas tecnologias
Hoje em dia muitas empresas estão buscando nas ferramentas tecnológicas, a solução de todos os seus problemas e pior só descobrem que não o serão, depois de tê-las comprado. Ferramentas são equipamentos utilizados para que funcionários executem um determinado procedimento com maior agilidade, presteza, sua utilização é resultado de necessidades aparentes deste processo.
Caso tenham problemas, são apenas sintomas as causas estão nos processos.
Com tudo isso então, o segredo para se ter uma ferramenta eficiente (depois de identificada sua necessidade) é que ela tenha vários “pais” e que seja construída por todos os envolvidos. Se o seu vendedor ainda tem como ferramenta de trabalho somente seu cérebro, ou seja, todas as informações estão somente com eles e não precisam de um software que as armazene, para que a ferramenta? Não vai ser utilizada!
Será vista com mais um fardo ou até um fiscal do trabalho realizado. O ser humano responde igualmente à estímulos, cabe a cada empresa/gestor pensar na comunicação de cada novo software, como pensar no que este irá fazer e trazer de benefícios ao usuário. Uma nova ferramenta “mal vendida” tem toda a chance do mundo de ser arquivada e deletada. O segredo esta na comunicação de benefícios para os usuários.
Para uma estratégia de CRM ter sucesso não precisa de um “Super” banco de dados de última tecnologia, este é o erro mais comum de quem começa com CRM. Isto porque, de nada vai adiantar todo o investimento (que não é pouco) na construção da ferramenta, se sua empresa não criar um time muito importante em CRM: “Os garimpeiros” è isto mesmo você não leu errado ou mesmo não digitei errado – GARIMPEIROS.
Serão os profissionais que todo dia iram “garimpar” as oportunidades escondidas nas informações capturadas e armazenadas no banco de dados. E aí sua estratégia de CRM terá sucesso, quer um exemplo? Volte e releia a “historia do Toshiro (Blog Gestão de Clientes).
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Certíssimo, meu amigo ! Eu sou um profissional de TI, e posso garantir – a melhor experiência de implementação de um CRM que vivi foi baseada, no início, em uma planilha Excel …
Você sabe do que eu estou falando – você estava lá, também !
Grande abraço
Mazza,
Aos poucos vc está contando o segredo do CRM para as pessoas. Felizes daqueles que acompanharem o seu blog, pois será uma fonte de aprendizado. Muito bom!
Att
Nilson
Excelente ! os textos são muito bons. Parabéns pelos mesmos e principalmente pela generosidade de compartilhar seu conhecimento em CRM.
Abraço.