Treinamento e desenvolvimento nas organizações

As empresas são influenciadas por uma multidão de forças e mudanças ambientais. Há diversos fatores que interferem na filosofia, na prática gerencial e, em última análise, na eficácia gerencial e organizacional.
É importante perceber que, embora as organizações possam aprender a se adaptar ao novo ambiente, isto depende das pessoas e principalmente dos líderes. São eles que trarão para a organização esse novo contexto ambiental. Portanto, é necessário buscar ferramentas para o desenvolvimento das lideranças, com o intuito de prepará-los para os desafios constantes das mudanças corporativas, compatibilizando seu desempenho aos objetivos e eficácia organizacional.
Sendo assim, a primeira etapa deste processo é o diagnóstico preliminar do que deve ser feito, visando identificar as mudanças que se almeja atingir. Para que se obtenha um resultado eficaz, é necessário realizar um levantamento das necessidades de treinamento. 
Após captar as necessidades da equipe, o líder deverá programar um plano eficaz para o treinamento e desenvolvimento das habilidades que buscam adquirir, de modo a favorecer não somente o indivíduo, mas também a instituição como um todo.
O treinamento e desenvolvimento organizacional formam um processo educacional, aplicado de maneira organizada e sistemática. Através dele, as pessoas adquirem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. Usado em administração, o treinamento também envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa, do ambiente e desenvolvimento de habilidades.
A execução do treinamento dependerá da adequação do programa às necessidades da organização e dos participantes. A decisão de estabelecer determinados programas de treinamento deve vir da necessidade de preparar as pessoas ou então melhorar o nível dos colaboradores. O treinamento deve ser a solução dos problemas que deram origem às necessidades diagnosticadas ou percebidas.
O treinamento é preferencialmente feito com todo o pessoal da empresa, em todos os níveis e funções. Sua manutenção envolve uma quantidade considerável de esforço e de entusiasmo por parte dos dirigentes, além de implicar um custo que deve ser encarado como um investimento, que capitalizará dividendos a médio e longo prazo. 
Já o êxito da execução dependerá do interesse e gabarito dos instrutores. A qualidade dos aprendizes também influi substancialmente nos resultados do programa, tanto que os melhores resultados são obtidos com uma seleção adequada dos aprendizes, em função da forma e conteúdo do programa e dos objetivos do treinamento, para que a empresa disponha das pessoas mais adequadas para cada trabalho.
A etapa final do processo é a avaliação dos resultados obtidos. A avaliação deve considerar dois aspectos principais: (1) determinar até que ponto o treinamento realmente produziu as modificações desejadas no comportamento da equipe e (2) verificar se os resultados do treinamento estão relacionados às metas da empresa.
De um ponto de vista mais amplo, o treinamento parece ser uma resposta lógica a um quadro de condições ambientais extremamente mutáveis e a novos requisitos fundamentais para a sobrevivência e crescimento organizacional.

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