Um interessante estudo realizado por Jean Berube da Clients Analytics enfatizou pontos importantes que merecem nossa atenção não só no que diz respeito ao relacionamento com nossos clientes mas principalmente através do uso da tecnologia como uma ferramenta de gestão:
De acordo com Berube, fazer CRM pressupõe antes de tudo, uma estratégia eficaz com ações de relacionamento centradas no consumidor . Uma vez em vigor, uma base de dados focada no cliente nos fornece o ponto de partida para a sua implementação. Por exemplo, o uso de tecnologias como ferramenta de gestão em tempo real de um evento, permite as empresas customizarem suas interações com seus consumidores baseadas no conhecimento obtido através do próprio consumidor. Toda a organização , envolvendo marketing, vendas e SAC, deve se manter alinhada para dar suporte ao CRM.
Cabem as próprias companhias aplicar esta informação de maneira inovadora visando seu relacionamento com os clientes.
Apesar da gestão do relacionamento com o cliente prometer transformação no diz que diz respeito ao marketing e serviço ao consumidor, muitas empresas encontram- se aprisionadas na espera de se tornarem capazes de implantar, ou de obterem tecnologias de CRM.
Com a contribuição de Ana Regina Souza Aranha