Vaga Temporária Eis a Questão?



Vocês já pararam para pensar quantas datas comemorativas temos em nosso calendário anual? E o que motiva a rotatividade da Economia Brasileira?


São perguntas como estas que devemos avaliar e nos questionar como estamos contribuindo para o Crescimento do Brasil.


Um dos grandes contribuintes para este patamar é o Comércio. Mas não é só o comércio que lucra com este status, os profissionais que estão fora do mercado de trabalho têm oportunidade de retornar as suas atividades profissionais com as aberturas de vagas temporárias. Vagas estas são abertas pelas empresas que possuem a necessidade de aumentar a sua produtividade, sem aumento do quadro efetivo de funcionários, pois irão produzir produtos específicos para uma determinada data comemorativa. Vou usar como exemplo o Natal, as indústrias alimentícias fabricantes de pães e bolos irão investir na produção da linha Natalina (Panetones/Chocotones) essa programação inicial vai do mês de setembro ao mês de novembro. As indústrias não param sua produção anual para a confecção dos produtos de época, por isso abrem oportunidades para contratação de profissionais temporários.



Alguns anos atrás as vagas temporárias eram discriminadas, grande parte dos profissionais que aceitavam este tipo de proposta eram jovens em busca do primeiro emprego ou pessoas mais velhas que não tinham mais oportunidades nas empresas. Mas devido à globalização este conceito mudou bastante, já podemos encontrar profissionais que estão se especializando em vagas temporárias. São colaboradores que trabalham por “Temporada”. Será que posso colocar desta forma? Mas na verdade quero dizer que o conceito do profissional de hoje é movido pela necessidade pessoal.


Necessidade essa de suprir e garantir uma qualidade de vida adequada. O que é uma qualidade de vida adequada? Para muitos, qualidade equivale a prazer, realização. Realização de estar novamente no mercado de trabalho, podendo se sustentar e arcar com suas despesas.


Muitos leitores podem estar imaginando que vagas temporárias são mais fáceis de conseguir uma recolocação, mas estão enganados. Hoje o candidato que busca uma oportunidade temporária precisa ter as mesmas qualificações dos profissionais do regime CLT (Efetivo), o diferencial é o comprometimento do colaborador que são essenciais para uma futura efetivação na empresa. Quando entrevisto um candidato para vagas temporárias e o mesmo não possui interesse, sempre costumo mencionar que funcionários comprometidos e responsáveis têm mais chance de realização profissional, onde demonstrará sua capacitação e dinamismo. Não posso afirmar que todas as vagas temporárias possuem chance de efetivação, mas posso garantir que um Ótimo profissional nunca é esquecido.


Caro eleitor, você que esta em busca de novas oportunidades profissionais, primeiramente avalie-se e demonstre seu diferencial para o selecionador, só assim nós selecionadores poderemos recolocá-los na vaga adequada para seu perfil. E nunca se esqueçam nem toda vaga temporária tem seu término em 03 meses, como nenhuma vaga efetiva tem estabilidade para sempre.

0 comentário em “Vaga Temporária Eis a Questão?”

  1. gostei do artigo, pois me encontro justamente assim fora de mercado e cada vez mais competitivo, apesar dos salarios nao serem tão traentes, empregos temporarios eis a solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima