Você não precisa ter 25 anos para criar uma startup de tecnologia…

Estou atuando em TI há quase 40 anos… Bastante tempo! Ao
longo deste tempo vivenciei muitas transformações tecnológicas. Mas, durante
toda esta vida profissional nunca vivenciei tantas e tão profundas mudanças em
tão curto espaço de tempo. Não são mudanças incrementais, mas mudanças
transformacionais, de ruptura com os modelos atuais, que redesenham setores de
indústria.  Novos negócios surgem e
atacam corporações solidamente estabelecidas que se acreditavam a salvo das
transformações digitais. É o momento de fazer parte destas mudanças.

O DNA de empreendedor falou alto e deixei a vida em uma
grande corporação de tecnologia para criar novos negócios. Claro que para ser
empreendedor você não precisa ser dono do seu próprio negócio (aliás, o
empreendedor não é independente, mas serve a muitos senhores como sócios,
investidores, clientes e colaboradores), mas é necessário ter iniciativa,
aceitar riscos, e principalmente prazer por realizar e construir algo novo.
Acordar de manhã e estar feliz com o que faz. Também não acredito em chavões e
mitos, portanto idade não é barreira. Se você tiver energia necessária para
tocar um empreendimento, vá em frente. Foi o que fiz. Criei com sócios a
Litteris Consulting (www.litterisconsulting.com.br) consultoria focada em Data
Science. Mas, observando que muitas mudanças estão ocorrendo na fronteira entre
o mundo físico e o virtual, buscava também algo inovador neste contexto. Para
mim está claro que a junção entre átomos e bits abre espaço para muita
inovação. A leitura da biografia de Elon Musk, criador da Tesla e SpaceX
mostrou que a inovação do mundo do software pode transformar o mundo dos
átomos, de forma significativa.

Coincidências não acontecem e eis que conheço dois jovens
empreendedores seriais, Olegas Orlovas e João Mendes, da Thinkkers
(http://www.thinkkers.com/). São uma verdadeira usina de ideias. Da conversa
identificamos sinergias e que a maturidade e experiência de um profissional
sênior seria um fator positivo ao esforço empreendedor deles.  Conversa vai, conversa vem, surge a ideia de
trazer ao Brasil uma inovação, terminais inteligentes para agilizar o fluxo de
entregas e envios de encomendas.

Porque acredito nessa ideia? Simples, estamos cada vez mais
acostumados aos serviços de autoatendimento. Podemos nós mesmos fazer
transações financeiras sem ir ao banco, seja nos ATM, na web ou via um app no
nosso smartphone. Também nós mesmos compramos e fazemos check-in de nossos
voos. Compramos ingressos para o cinema sem sair de casa. Mas quando os mundos
físicos e virtuais se encontram, temos problemas. Ao comprar um produto físico
em uma loja virtual, ele precisa ser entregue e eventualmente devolvido. Aí
aparecem os problemas de inflexibilidades e acaba o processo de
autoatendimento. Temos que esperar a encomenda em casa, desperdiçando nosso
escasso tempo. Por que não este processo também ser efetuado na modalidade de
autoatendimento?

Esta é a proposta dos terminais inteligentes ThinPost.
Permitir que o usuário pegue e devolva sua encomenda ele mesmo, sem necessidade
de entrar em filas ou perder tempo esperando pelos inevitáveis atrasos nas
entregas. Com processo de autoatendimento para recebimento e devolução os
clientes passam a ter controle de seu dia, não tendo mais que ceder parte dele
para esta tarefa desagradável. A experiência prazerosa da compra online deve se
propagar ao recebimento e a eventual devolução. Tem que ser completa e não
apenas ficar concentrada em uma navegação e no clique da compra.

Os terminais ThinPost levam o conceito do autoatendimento do
mundo virtual ao mundo físico. Com a facilidade de se ir a um ATM e retirar
numerário, vamos a um terminal inteligente ThinPost e pegamos nossa encomenda.
Simples. Ao comprar online escolhemos qual o terminal mais adequado (no
shopping que vamos sempre almoçar? No posto de gasolina? Na estação de metrô
que pegamos diariamente?) e quando a encomenda chega, recebemos um aviso via
SMS. Aí basta aproveitar aquela passada no local escolhido e pegar nossa
encomenda. Na hora que eu quero. Claro que uma maior conveniência atrai
usuários de qualquer idade, basta ver a popularidade do Internet Banking e
comércio eletrônico. Mas, o autoatendimento é parte integrante da cultura da
geração “y” ou “millenials”, gente que cresceu com a Internet como paisagem
natural da vida e que cada vez mais está no mercado consumidor. Gente que se
incomoda com os percalços do mundo analógico, como tempo desperdiçado em filas.
O autoatendimento é a experiência do mundo digital no mundo dos átomos.

A ThinPost é pioneira no Brasil, e este mercado tende a ser
muito grande. Basta ver que o próprio Google está, nos EUA, entrando neste
segmento comprando uma startup americana para criar seu serviço Google Shopping
Express. Também a Amazon criou no mercado americano o serviço Amazon´s Locker.
Por que estas empresas estão mergulhando nesta tecnologia? Simplesmente por que
elas sinalizam uma reinvenção da caixa postal, criando as facilidade e
flexibilidades que cada vez mais nós queremos em nosso dia a dia.

Na Europa este mercado está crescendo rápido. Por exemplo, a
Deutsche Post DHL tem aproximadamente 3.000 destas máquinas instaladas com
cerca de 300.000 compartimentos para entrega e devolução de encomendas, em mais
de 1600 cidades alemãs. No Reino Unido vemos estes novos equipamentos serem
instalados até em locais onde muitas pessoas passam um tempo quase todos os
dias: os pubs!

Acreditamos que em breve estes terminais serão tão comuns
quanto aos ATM bancários. Acreditamos também que os períodos de crise são bons
para as empresas criarem vantagem competitiva sobre a concorrência. Daí para
juntar tudo, a decisão foi rápida. 
Afinal, Olegas, nosso COO tem vasta experiência em terminais
inteligentes, tendo sido fundador e executivo de uma das empresas líderes neste
setor na Lituânia e na região do Báltico. Aceitei o desafio de ser o CEO
(acumulando com a Litteris, devido a sinergia entre as operações, pois
algoritmos podem ajudar em muito a identificar em quais locais um equipamento
ThinPost funcionaria melhor), pois sei que empreender não é nem mais nem menos
estressante do que qualquer outra atividade. A diferença está no significado
que o trabalho representa e para mim vejo claramente que existe a oportunidade
de fazer parte desta transformação digital que está virando de ponta cabeça
todos os setores de negócio.

Curioso em saber mais da ThinPost? Visite o nosso site
www.thinpost.com.br

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