Adriana Moucherek, diretora da Ajinomoto do Brasil

Brasileiro faz mais refeições compartilhadas que a média global

Estudo global da Oxford, ONU e Gallup, com a colaboração da Ajinomoto, mostra que, no País, 64% das pessoas afirmam sentir prazer em cozinhar e dividir esses momentos com amigos e familiares

Seja por um hábito ou tradição, o brasileiro preza por se reunir com amigos e familiares em torno da mesa. Não é novidade que aqui as pessoas gostam muito de uma comida boa e uma “resenha” depois do trabalho ou aos fins de semana. Sempre há espaço na agenda para o momento do churrasco, do happy hour, das festas ou dos encontros. Os números também refletem essa realidade: a população brasileira realiza, em média, 4,8 almoços e 4,6 jantares semanais na companhia de pessoas conhecidas. A média brasileira é 35% maior que a média global, além de também ser superior que toda a América Latina, que faz 4,4 almoços e 4,2 jantares compartilhados.

Esses dados foram divulgados no “Relatório Mundial da Felicidade 2025”, publicado pelo Centro de Pesquisa de Bem-Estar da Universidade de Oxford, em parceria com a Gallup, a Organização das Nações Unidas (ONU) e um conselho editorial independente. Na edição deste ano, o Grupo Ajinomoto contribuiu com um estudo realizado em 147 países, com mais de 150 mil pessoas, identificando que o ato de comer junto fortalece laços sociais, reduz o estresse e aumenta o bem-estar. O levantamento confirma que se reunir em volta da mesa, um hábito cultural no Brasil, torna as pessoas mais felizes, além de ressaltar o papel social na hora da alimentação, e mostra que, quanto mais refeições compartilhadas, maior o efeito positivo na qualidade de vida.

Segundo o estudo, 64% das pessoas entrevistadas no País afirmam sentir prazer em cozinhar, um interesse 8% maior que o percentual global. “O Relatório Mundial da Felicidade reforça que o ato de cozinhar e comer juntos trazem uma série de benefícios sociais e emocionais, criando laços e fortalecendo conexões. Esses elos sociais podem ser vitais para o bem-estar, ajudando a reduzir os impactos negativos do estresse, além de estarem diretamente atrelados à felicidade”, comentou Adriana Moucherek, diretora de comunicação, marketing food service, trade, e-commerce, digital, inovação e inteligência de dados da Ajinomoto do Brasil.

Deixe um comentário

Rolar para cima