Aperfeiçoamento profissional



Os programas de coaching buscam orientar e incentivar o desenvolvimento de habilidades e competências, que proporcionam segurança para o profissional direcionar sua carreira e, ao mesmo tempo, para as empresas melhor gerenciarem o desenvolvimento das carreiras de seus colaboradores. A Topmind, consultoria que atua com TI, telecom, head hunting e programas de desenvolvimento profissional, aponta cinco dicas essenciais para as organizações que pretendem investir neste programa de aperfeiçoamento profissional dos funcionários.

 

Hoje, a necessidade de contínuo desenvolvimento dos profissionais, reforçada pela constante transformação do ambiente e do clima organizacional, é uma das principais preocupações das empresas. Em resumo, os programas de coaching auxiliam as companhias na preparação de líderes para torná-los capazes de assumir, no futuro, posições de decisão nas empresas. Além disso, trabalham a questão do relacionamento interpessoal e enfatizam as melhores práticas para se trabalhar sob pressão.

 

Por outro lado, para o profissional, o coaching é um excelente aprendizado. Por exemplo, um colaborador está prestes a ser indicado para uma promoção, mas ainda precisa se preparar melhor para a nova função. “O papel do coach é essencialmente ajudá-lo a se preparar para a nova empreitada”, diz Sandra Maura, diretora executiva da Topmind. O programa traz benefícios tanto para profissionais já em atividade, quanto àqueles que ainda estão em início da carreira.

 

A seguir, os cinco aspectos que as organizações precisam saber antes de implantarem um programa de coaching:

 

1. Experiência do coach – Antes de buscar um programa de coaching é importante verificar qual é a experiência do profissional que desenvolveu e que aplicará o coaching. Deve-se pesquisar se ele vivenciou alguma situação semelhante à vivida atualmente pela pessoa que fará o programa (coachee) e também se o coach apresenta as características de um líder. Além disso, a Topmind aconselha que a empresa busque o máximo de informação sobre a consultoria que está por trás deste coach. Referências de pessoas e/ou empresas que fizeram o mesmo programa também é essencial.

 

2. Afinidade entre o coach e o coachee – É extremamente importante que haja empatia entre as duas partes a fim de criar uma aliança baseada na confiança. Antes de iniciar o programa, conheça o seu coach (faça uma pré-entrevista com ele). Se não houver empatia é melhor procurar outra alternativa, que pode ser a solicitação de outro coach para a empresa que oferece o serviço.

 

3. Prazo e metodologia – Procure se informar sobre qual a metodologia utilizada pelo coach durante o programa, já que alguns deles tendem a adaptar seus métodos de acordo com a empresa em que atuam. Pergunte ainda qual o prazo do programa, porque eles variam de coach para coach.

 

4. Mensuração do resultado – Outro ponto importante é que o coach deve ser capaz de mensurar os resultados obtidos e demonstrar às pessoas que participaram do programa a evolução conquistada ao longo do programa.

 

5.Transperência – O coach precisa ser claro com o coachee. Caso a pessoa que esteja sendo treinada queira desenvolver alguma competência que o programa ou coach não possa ajudar, ele precisa ser franco e auxiliar este pessoa a encontrar o profissional mais adequado para sua necessidade. Isso acontece muito quando a pessoa confunde o coaching com terapia.

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Aperfeiçoamento profissional



A Academia Atento, criada para aprimorar a formação e o desenvolvimento das equipes que atuam nas diversas áreas da empresa, já teve mais de 14 mil participações desde 2007, e a previsão é alcançar a marca de 32 mil participações de funcionários até o final deste ano. O programa ganhou novos cursos, aperfeiçoando ainda mais o desenvolvimento de líderes e times de negócios da Atento. O diferencial deste modelo consiste na elaboração de programas de treinamento com foco no negócio e conteúdo prático direcionado para a realidade.

 

A estrutura dos treinamentos, projetada por um grupo de trabalho, formado por especialistas das áreas administrativa e de clientes, virou modelo para o Grupo Atento, nos 17 países onde a empresa atua. Hoje, os líderes passam por 112 horas de treinamento. Como resultado, as operações sob a responsabilidade desses profissionais apresentam produtividade superior a média em comparação com aqueles que não passaram pela formação da academia.

 

O projeto teve início com a missão de formar e capacitar funcionários com possibilidade de crescimento na companhia. “O nosso setor de contact center e terceirização de processos de negócios (BPO) não tem formação especializada, por isso a oportunidade proporcionada pela academia é muito importante, não apenas para a empresa, mas também para os nossos funcionários, que poderão depois aplicar esses conhecimentos em diversos segmentos de mercado”, afirma Márcia Fontes, superintendente de desenvolvimento de pessoas da Atento.

 

A Academia Atento está estruturada em três frentes, orientadas para o aperfeiçoamento profissional, de acordo com as necessidades de cada funcionário e a função que ele exerce ou pode vir a desempenhar. A Academia de Líderes está direcionada para a formação de talentos com potencial de comando em vários níveis, tais como gestores, coordenadores e supervisores.

 

A programação da Academia Atento é administrada por uma plataforma eletrônica, que facilita a coordenação das etapas dos cursos. Esse processo ocorre desde o momento em que o funcionário preenche a ficha de adesão até a emissão de relatórios gerenciais quantitativos e qualitativos e, também, o controle da lista de comparecimento para cada turma. Todos os participantes são certificados, mediante a comprovação da freqüência por módulos e aprovação na avaliação de aprendizado. Em breve, também será inaugurado o Portal Academia Atento, com informações sobre o conteúdo dos treinamentos, programação, acesso a inscrições e outras utilidades.

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