“A maioria das grandes ideias são mudanças de modelos de negócios com base na tecnologia.” A frase de Silvio Meira, especialista em tecnologia, abriu o bloco A do Encontro ClienteSA IRC+ Fórum WitRisk 2011. Meira mostrou as transformações que estão ocorrendo na forma das pessoas se relacionarem e como isso tem afetado a maneira de fazer negócios. “É preciso conhecer e entender as possibilidades que se abrem nesse momento em que todas as pessoas estão conectadas”, reforça.
Segundo Meira, muita coisa mudou com a vida em rede. Hoje, por exemplo, há o e-commerce, que permite ao cliente ter mais comodidade, alternativas e comparar preços. Também houve uma evolução na forma de acessar a rede. “As pessoas estão cada vez mais conectadas com os novos dispositivos móveis”, completa.
Dentro disso, Meira comentou que as empresas devem trabalhar com o conceito Tiger (Tecnologia, Inovação, Gente, Estratégia e Redes) para atender as novas demandas. “A chave está na combinação disso. É preciso ter estratégias de inovação em tecnologia para pessoas em rede”, explica. Ele salientou ainda que é necessário ter uma visão ampla para aprender com o mercado. “Todo negócio é feito de gente que entende gente, negócios e tecnologia”, concluiu.