A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo colocaré em votação, em sessão extraordinária, hoje (12/09), a partir das 19h, Projeto de Lei 269/2005, que institui uma política estadual de apoio ao cooperativismo.
Entre os itens da proposta de lei estão o estímulo ao ensino do cooperativismo nas escolas públicas estaduais, a indicação de um representante das cooperativas para compor o plenário da Junta Comercial, a garantia da participação de cooperativas nos processos licitatórios promovidos por órgãos públicos estaduais e a autorização para o Estado conceder, em comodato, bens imóveis para fomento e pesquisa do cooperativismo.
O projeto traz importantes contribuições para o incentivo e o desenvolvimento das cooperativas no Estado, empreendimentos que já provaram e continuam mostrando o seu valor para diminuir as diferenças econômicas e sociais da população. Em países desenvolvidos, tanto na Europa, na América ou na Ásia, o cooperativismo é a base da economia, com benefícios mais abrangentes.