A Atento anunciou os resultados operacionais e financeiros de 2019 e do quarto trimestre do ano. Os dados divulgados apontam que as receitas continuam se diversificando com o crescimento multissetorial em todas as regiões, originando elevação de 2,1% da receita para US$ 1,7 bilhões em 2019. No Brasil, a empresa alcançou US$ 827 milhões, aumento também de 2,1%.
O crescimento multissetorial foi de 6,4%, 9,4% e 10,3% no Brasil, nas Américas e EMEA, respectivamente. As empresas nativas digitais e os prestadores de serviços de saúde impulsionaram o crescimento no Brasil, enquanto volumes mais altos de contratos novos e existentes aumentaram as vendas multissetoriais nas Américas. O multissetor foi contabilizado por 64,7% da receita total no ano fiscal 2019. Também foi um ano recorde de vendas: com crescimento de 45% em novas receitas do ano, com melhor lucratividade. Além disso, registrou Fluxo de Caixa Operacional de US$52.7 milhões ajudando a financiar o plano de transformação e retorno aos acionistas.
Já em relação ao quarto trimestre de 2019, a empresa anunciou crescimento multissetorial no 13,9%, aumento de 4,8% na receita consolidada com melhores margens. Esse crescimento se deu em todas as regiões: 6,3%, 27,3% e 9,8% no Brasil, nas Américas e EMEA, respectivamente. O EBITDA da taxa de execução aumentou 3,3% no trimestre, refletindo melhor mix de expansão da receita. A margem EBITDA ajustada e normalizada aumentou 50 bps e 40 bps no Brasil e nas Américas, respectivamente.
“Entre nossos encorajadores resultados do quarto trimestre houve um crescimento robusto da receita multissetorial em todas as regiões, demonstrando que nosso Plano dos Três Horizontes continua ganhando força com melhora de resultados trimestre após trimestre”, pontua Carlos López-Abadia, CEO da Atento. “Depois de completar meu primeiro ano como CEO da Atento, também sou incentivado a ver colegas de todos os níveis de nossa empresa que começam a absorver as mudanças culturais que estamos realizando sob nosso extenso plano de transformação. Isso inclui tomar algumas decisões difíceis, como retornar programas de clientes que não são mais lucrativos ou que não estão alinhados com a nossa estratégia de crescimento a longo prazo. Estamos confiantes de que esta e outras medidas que adotamos levarão a melhorar a lucratividade trimestre após trimestre em 2020, e esperamos que esse progresso seja refletido no preço das ações da Atento”.
A Atento prevê baixo crescimento de receita de um dígito em 2020, em termos de moeda constante. Espera-se que o crescimento das vendas provenha da aceleração dos negócios digitais da empresa com clientes multissetoriais, enquanto os volumes de linha de base deverão continuar em queda, principalmente no CRM mais massivo. Espera-se que a margem EBITDA esteja na faixa de 12% a 13%, incluindo os efeitos da IFRS16. Para o ano, espera-se que o investimento em caixa seja de 4,0% a 4,5% da receita, acima do nível apresentado nos últimos anos, à medida que a empresa acelera sua oferta digital.