A Meta, empresa de callcenter especializada em telemarketing ativo, está consolidando reestruturação iniciada ano passado, com a contratação de Marcelo Martins, ex-sócio da gaúcha AtendeBem, em agosto de 2005, com objetivo de gerir a operação. Agora, a empresa acaba de anunciar Alexandre Athayde como presidente, para impulsionar o crescimento da empresa. Com eles, Eduardo Sampaio conclui a reestruturação que, além das mudanças de gestão do negócio, chegam à composição acionária, transformando Sampaio em acionista majoritário (afastando-se do negócio) com participação de Athayde, Marcelo e Marcos Vinicius do Carmo.
As mudanças começaram a refletir no espaço físico que a empresa ocupa na tradicional rua Sete de Abril, no centro velho da capital paulista, com ampliação e modernização de toda a área operacional. O objetivo estratégico é fechar o ano faturando R$ 60 milhões, contra os R$ 25 milhões de 2005. A empresa está chegando a 1.300 PAs construídas, 800 em produção e 1.700 funcionários. Entre os clientes, estão Credicard, Ace Seguradora, Merriot, OESP, Banco Panamericano (com o projeto Vale Desconto), Icatu e IOB. “Em seis meses, planejamos chegar a 1.400 posições de atendimento em operação”, justifica o novo sócio da Meta, que passou por Credicard, CitiBank, TVA e AON, onde foi o principal executivo.
A estratégia de crescimento passa pela ampliação de serviços à base atual e à conquista de novos clientes, de acordo com Athayde. A aposta de novos clientes estará concentrada na participação de RFIs, indicação e nortwork. Os mercados mais promissores, em sua visão, continuam sendo bancos, seguradoras, emissores de cartões, TV por assinatura e telecom, onde pretende concentrar os esforços.
Mas o grande desafio de Athayde e Martins é posicionar a empresa em referência no mercado de telemarketing ativo. “Estamos investindo em infra-estrutura e pessoal, com recursos próprios”, justifica Athayde. O reconhecimento ao trabalho, ano passado, ele considera com a conquista do prêmio da Credicard pela campanha “balada Mastercard” focada em aquisição, capitalização e seguros.
O círculo do expertise que a empresa agrega, de acordo com Athayde, chega à gestão de negócios. O executivo explica que a empresa SOS – Sales Options and Solutions que fundou com Eduardo Sampaio para fazer consultoria e gestão de vendas está sendo transformada em unidade de negócios da Meta. “A estratégia é fechar todo o ciclo que envolve a venda e pontencializá-la, adicionando conhecimento e processos bem estruturados”, justifica Athayde. “O mercado não vive sem telemarketing ativo. Por isso, essa reestruturação toda para nos posicionarmos como um dos principais prestadores de serviço neste segmento. Vamos ao mercado pedir a oportunidade de trabalharmos, como alternativa, pois os tomadores de serviços jamais concentram suas operações, e depois de mostrarmos nossa operação e resultados o cliente vai decidir se aprova ou não nosso serviço. Acreditando em nosso potencial e nas oportunidades que o mercado e as empresas tomadoras de serviço permitem, queremos chegar ao topo em pouco tempo”, aposta Athayde.